A série de encontros – Meet das Gurias – um lugar de escuta das jornalistas, começou ontem (16/03), em um espaço virtual orquestrado pela presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Vera Daisy Barcellos, e com a participação da advogada criminalista Soraia Mendes e da jornalista e terapeuta Mônica Cabañas.

 

O encontro, além de debater a recente (12/03) decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de que a tese da legítima defesa da honra não pode mais ser aplicada em julgamentos, nos tribunais do júri, como argumento de defesa em casos de feminicídio, oportunizou, às participantes, um “banho de floresta”, técnica terapêutica de relaxamento, comandada por Mônica. Mas, também, foi lugar de troca de experiências de como as jornalistas estão enfrentando o período de isolamento imposto pela pandemia causada pelo novo Coronavírus.

 

Mônica Cabanãs, ao aplicar shinrin-yoku (em japonês), explicou que a técnica, desenvolvida pelo governo do Japão, na década de 80, busca encorajar as pessoas a saírem de casa e passarem algum tempo imersas na natureza.

 

Atualmente, a técnica é usada como forma de medicina preventiva, tendo mostrado resultados na diminuição de cortisol, o principal hormônio causador do estresse, e da pressão arterial, além de melhoras na concentração e imunidade.

 

A doutoranda em Psicologia Ericksoniana e autora do livro “Políticas para a Expansão da Cobertura dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas”, e que reside no México, provou que, em tempos de isolamento social, imaginar este passeio também funciona.

 

Soraia Mendes, que abriu o encontro, disse que o julgamento do STF foi um fato histórico. Debatido, ao longo de 40 anos, “é um ganho grande para as mulheres e todas as minorias: mulheres, negras, transexuais, travestis”. Para ela, a legítima defesa de honra é um argumento anacrônico de lesa-humanidade.

 

Seguindo Soraia, a tese também é inconstitucional, por contrariar os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero.

 

Ela também ressaltou que, mesmo a “defesa da honra” ter sido uma lei do século 19, “é absurdamente ainda utilizada nos tribunais em pleno ano de 2021”.

 

Soraia é Pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela UFRJ; doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB; mestre em Ciência Política pela Ufrgs, e, pós-graduada em Direitos Humanos, pelo Instituto de Filosofia Berthier – IFIBE e Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC.

 

O Meet das Gurias foi o segundo evento do Sindjors, comemorativo ao #8M, Dia Internacional da Mulher, e o primeiro de uma série mensal que será o espaço de escuta de todas as jornalistas, filiadas ou não. Foi consenso, entre as participantes, que, para alcançar um maior número de colegas, os próximos encontros serão realizados em turnos variados, para contemplar as jornadas de cada uma.

 

Texto: Rosa Pitsch/Diretoria Sindjors