Bem-vindo ao Sindjors!

 

SINDICALIZAÇÃO DIGITAL

Para realizar o processo de sindicalização de maneira digital é preciso que o interessada/o em se associar preencha a ficha de filiação on-line. É só clicar que o documento abre com facilidade para preencher os campos e os dados solicitados pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS.  Recomendamos atenção para as orientações, constantes na ficha de filiação on-line, e para o preenchimento da solicitação da Carteira Nacional de Jornalista emitida pela Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj. Outro documento que pode ser solicitado, via on-line, é a Carteira Internacional de Jornalista, um documento de identificação profissional para ser utilizada no exterior, expedido pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) que, no Brasil, tem sua autorização de emissão dada à Fenaj, mas cuja coleta de dados é feita pelo formulário fornecido pelos sindicatos. A solicitação da Carteira Internacional deve ser feita nos Sindicatos de Jornalistas filiados à FENAJ. Para obtê-la, por exigência da FIJ, o jornalista precisa ser sindicalizado. São exigidos para a emissão: preenchimento do formulário de solicitação (fornecido pelos Sindicatos), cópia da Carteira Nacional de Jornalista – Fenaj na validade e uma foto 3×4.

Os formulários que não estiverem com toda a documentação exigida, e sem o pagamento da primeira mensalidade, serão excluídos automaticamente no prazo de 60 dias. 

CLIQUE AQUI PARA O FORMULÁRIO ON-LINE DE SINDICALIZAÇÃO

 

BENEFÍCIO EM SER ASSOCIADO

Ser sócio do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul é reforçar a identidade profissional e a legislação que abriga a categoria. Além desses pontos fundamentais, o Sindicato mantém assessoria jurídica, cursos de atualização profissional e convênios com profissionais liberais em vários ramos de atividades e no setor de serviços. Também é importante a luta permanente por melhores salários, o reajuste do piso salarial e a fiscalização do exercício da profissão, ao lado do cumprimento da carga horária.

 

PROFISSIONAIS QUE PODEM SE ASSOCIAR/SINDICALIZAR

* Jornalista Profissional

* Jornalista Profissional (conforme decreto 83.284, de 13 de março de 1979)

* Repórter Fotográfico

* Repórter Cinematográfico

* Diagramador

* Ilustrador

* Estudante de Jornalismo

 

ORIENTAÇÕES: Preencher todos os dados, assinar com caneta preta, coletar digital com almofada de carimbo preta ou azul, 01 foto 3×4 fundo branco (boa resolução). Após preencher os dados no formulário on-line, colocar as imagens digitalizadas no site juntamente com os documentos que pede: cópia RG, CPF, carteira de trabalho (página de rosto e qualificação civil), registro profissional e cópia do diploma OU COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE.