Registro Profissional de Jornalistas


 

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS – informa que a solicitação do Registro Profissional poderá ser feita virtualmente, por meio da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/RS)/Secretaria do Trabalho/Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no seguinte endereço eletrônico: – Sistema do Registro Profissional – SIRPWEB. Por este site, os interessados, após o pedido, podem acompanhar o andamento e a análise da solicitação, bem como imprimir o cartão.

 

O Sistema Informatizado de Registro Profissional (SIRPWEB) é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criada para armazenar os dados relativos aos registros de profissionais e de contratantes de artistas, técnicos em espetáculos de diversões e músicos. É possível, com este instrumento, realizar o registro de trabalhadores de 14 diferentes categorias regulamentadas por lei federal e de empresas contratantes de profissionais específicos. Até 2015, o registro era feito a partir de uma anotação na Carteira de Trabalho do profissional, porém, a partir de janeiro de 2016, o MTE passou a emitir cartão de registro profissional.

 

A Secretaria do Trabalho concede o registro profissional para as seguintes categorias profissionais: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, Jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho e técnico em secretariado.

 

Em Porto Alegre – A Superintendência Regional do Trabalhos e Empregos, onde o documento pode ser solicitado, pode auxiliar na realização do registro profissional na área responsável que pode ser acessada através dos números (51) 3213-2800, (51) 3213-2822 ou (51) 3213-2922.

Endereço: Av. Mauá, 1013 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-110

E-mail: protocolo.rs@economia.gov.br