A ex-presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindjoRS), e atual integrante do Conselho Fiscal, Vera Daisy Barcellos, recebe na quarta-feira, 30, o Troféu Oxé de Xangô na categoria Comunicação durante cerimônia que ocorrerá às 19h, na quadra da Escola Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567), em Porto Alegre.

 

Trofeu será entregue a 12 personalidades negras / Reprodução

 

A entrega da honraria, que encerra as comemorações do Novembro Antirracista Unificado, vai homenagear mulheres e homens negros com mais de 60 anos que têm ou tiveram atuação destacada em 12 segmentos da sociedade gaúcha: Artes Visuais, Atuação Política, Comunicação, Direito, Educação, Esportes, Liderança Comunitária, Literatura, Música, Religiosidade, Saúde e Sindical.

 

O Troféu Oxé de Xangô – Sirmar Antunes (in memoriam) é uma homenagem aos griots ou griottes, que são guardiões da tradição do povo negro. Após um mês de muitos debates, reflexões e atividades culturais, a peça foi confeccionada pelo artista visual Pedro Salles. A honraria foi concebida pelo Grupo de Trabalho de Cultura do Novembro Antirracista Unificado, que reuniu mais de 40 entidades dos movimentos negro, social, sindical, estudantil e da juventude.

 

O troféu é a representação de um machado de dois gumes, símbolo de Xangô, considerado o deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais. Xangô é o mestre da sabedoria, gerando o poder e atuação proativa na política e na justiça.

 

Sirmar Antunes (in memoriam), ator gaúcho falecido em agosto deste ano, é também homenageado. Com uma carreira destacada no cinema e TV, teve importante atuação na cultura e na representação da história do povo e dos artistas negros no Rio Grande do Sul.

 

A premiação é organizada pelo GT de Cultura do Novembro Antirracista Unificado, com apoio do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS e Unegro.

 

Homenageados:

ARTES VISUAIS – Guaraci Feijó

ATUAÇÃO POLÍTICA – Senador Paulo Paim

COMUNICAÇÃO – Jornalista Vera Daisy Barcellos

DIREITO – Antônio Carlos Côrtes

EDUCAÇÃO – Professora Vera Triumpho

ESPORTES – José Ventura

LIDERANÇA COMUNITÁRIA – Antônio Mattos

LITERATURA – Poetisa Fatima Farias

MÚSICA – Nanci Araújo

RELIGIOSIDADE – Iyalorixá Carmem de Holanda

SAÚDE – Alberto Terres

SINDICAL – Maria Geneci Silveira

 

Texto: Rosa Pitsch/Diretoria SindjoRS *

* Com colaboração Brasil de Fato/RS | Edição de Marcelo Ferreira