Após pressão de movimentos em defesa das mulheres, governador publicou no Diário Oficial desta segunda (28) a nominata onde consta a participação do Sindicato de Jornalistas Profissionais do RS (SindjoRS)

 

Nesta segunda-feira (28), o governo do RS divulgou os nomes das novas integrantes que irão compor o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RS). O termo de posse foi assinado na última sexta-feira (25) em reunião aberta com intermediação da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

 

A nomeação das conselheiras ocorreu após pressão de movimentos em defesa das mulheres. De acordo com Sofia, o órgão estava inativo há oito anos. “Conquistamos o ato de nomeação, assinado enfim pelo atual governador, em função da nossa força e mobilização. Depois de anos de um conselho inexistente, teremos representações pela defesa e fiscalização das pautas das mulheres do Rio Grande”, comentou.

 

Na ocasião, um ato em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, foi realizado em frente ao Palácio Piratini.

 

O que é o CEDM?

É um órgão público de caráter autônomo, deliberativo, normativo e fiscalizador responsável pela interlocução entre a sociedade civil e o Estado nas questões relativas aos direitos das mulheres, objetivando garantir o pleno exercício de sua cidadania.

Clara Aguiar | Brasil de Fato | Porto Alegre | 28 de Novembro de 2022 às 16:23 | Edição: Katia Marko