Assédios e violências contra o jornalismo, seus profissionais e comunicadores têm sido uma constante na sociedade brasileira, desde a época colonial. A evolução destes processos e a própria transformação dos atores sociais ganhou dimensões significativas com a digitalização, a plataformização da comunicação, recentes eventos político-eleitorais e a crise pandêmica da Covid-19 em 2020 e 2021. No índice global de Liberdade de Imprensa, elaborado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Brasil ocupa em 2022 o 110º lugar entre 180 países, caracterizando uma posição sensível entre os 10 piores países da América Latina para o exercício da profissão.

 

Para ampliar as possibilidades de conhecimento e acesso dos dados destas violências, e no âmbito das comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (PPGCOM/ECA), as professoras Daniela Osvald Ramos e Elizabeth Saad convidam para o lançamento da ferramenta de pesquisa que automatiza a busca e o cruzamento de dados da série histórica dos Relatórios de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). A ferramenta é bilíngue (português e inglês), gera gráficos que localizam as ocorrências nos Estados do país, bem como um gráfico de barras que compara padrões ao longo dos anos.

 

O lançamento acontecerá na quarta-feira, dia 30 de novembro, às 12h, pelo Canal da ECA no Youtube. Além das coordenadoras do projeto, participam do lançamento: Samira de Castro, Presidente da FENAJ; Maria José Braga, jornalista e ex-presidente FENAJ; Marcelo Soares, jornalista e diretor do estúdio de inteligência de dados Lagom Data e membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

 

A iniciativa faz parte do convênio de mobilidade de pós-graduação docente e discente internacional Safety Matters: research and education on the Safety of Journalists, em parceria com a Oslo Metropolitan University (Noruega), University of the Witwaterstrand Johanneburg (África do Sul) e a University of Tulsa (EUA), financiado pelo Research Council of Norway. A iniciativa reúne ainda os grupos de pesquisa Observatório de Comunicação, Censura e Liberdade de Expressão (OBCOM) e COM+ (Comunicação, Mídia e Jornalismo digital).

 

Captura de tela da ferramenta que cruza dados da violência contra jornalistas a partir dos relatórios anuais da FENAJ

 

Serviço:

Lançamento de ferramenta de busca para pesquisa sobre dados de violência contra jornalistas

Data: 30 de novembro, quarta-feira

Horário: 12h às 13h15

Evento on-line com transmissão ao vivo pelo Canal da ECA no YouTube.