Ex-presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS, a jornalista recebeu a homenagem na categoria Comunicação, em evento realizado na quadra da Escola Imperadores do Samba, na zona sul de Porto Alegre, no último dia 30 de novembro.

 

O Novembro Antirracista Unificado reuniu mais de 50 entidades do movimento social negro, sindicatos, organizações da sociedade civil, movimento de moradia, quilombolas, movimento estudantil e Organizações Não Governamentais, que organizaram dezenas de atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11). A data marca a conscientização da necessidade de combater o racismo. A Marcha Independente Zumbi Dandara, que tradicionalmente é realizada na capital, já faz parte do calendário cultural e social de Porto Alegre, fortalecendo a luta antirracismo.

 

As atividades também fizeram parte das comemorações dos 80 anos do SindJoRS, que iniciaram no dia 23 de setembro de 2022, e que somente finalizarão na mesma data do próximo ano. A proposta é mensalmente promover muitas pautas paralelas, discussões, debates, reflexões, propostas, projetos e festividades que represente as necessidades, desejos e anseios da(o)s jornalistas.

 

A cerimônia de encerramento do Novembro Antirracista Unificado foi uma grande festa, na quadra da Escola Imperadores do Samba, com apresentações culturais e a entrega do Troféu Oxé de Xangô – Sirmar Antunes, In Memorian, a 12 griots e griottes, que, na tradição africana, são contadores e contadoras de histórias, muito sábios e sábias, respeitados e respeitadas em suas comunidades. A organização do evento foi uma ação conjunta, com apoio da Unegro, Sindjus – Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul e Simpe – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

 

Sirmar Antunes, In Memorian

É sempre oportuno lembrar que Sirmar Antunes, que dá nome ao troféu, foi reconhecido ator gaúcho, com quase 50 anos de carreira no teatro e no cinema, e morreu aos 67 anos de idade, em agosto de 2022. Foi um representante do povo e dos artistas negros do nosso Estado. O troféu é um machado (Oxê) de dois gumes, ferramenta de Xangô, considerado Deus da Justiça, dos raios e do fogo, além de protetor dos intelectuais.

 

A festa de encerramento teve apresentação da banda SAMBA DAS PRETAS, composta por Guaíra Soarez (voz), Mari (cavaco) e Lidiane (voz). A jornalista Jeanice Ramos, coordenadora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do SindjoRS, foi a mestre de cerimônias do evento. A diretora do SindjoRS, Kátia Marko, que foi acompanhada pelo diretor Raphael Seabra, que registrou o evento, fez a entrega do troféu a Vera Daisy Barcellos. A premiação foi organizada pelo GT de Cultura do Novembro Antirracista Unificado, com apoio do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS e Unegro. Luana Costa, presidenta da Escola de Samba Imperadores do Samba fez uma fala que emocionou a todos e todas. Ao final, um brinde comemorou o fechamento de um mês de atividades de luta contra o racismo, que está longe de se encerrar.

 

Lista de homenageados

ARTES VISUAIS – Guaraci Feijó
ATUAÇÃO POLÍTICA – Senador Paulo Paim
COMUNICAÇÃO – Jornalista Vera Daisy Barcellos
DIREITO – Antônio Carlos Côrtes
EDUCAÇÃO – Professora Vera Triumpho
ESPORTES – José Ventura
LIDERANÇA COMUNITÁRIA – Antônio Mattos
LITERATURA – Poetisa Fatima Farias
MÚSICA – Nanci Araújo
RELIGIOSIDADE – Iyalorixá Carmem de Holanda
SAÚDE – Alberto Terres
SINDICAL – Maria Geneci Silveira

Texto: Carla Seabra  e Fotos: Raphael Seabra/Diretoria SindJoRS

 

Leia também:

Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – SINDJUS: Novembro Antirracista Unificado encerra com homenagem a Sirmar Antunes, griôs e griottes do RS

Brasil de Fato RS: Novembro Antirracista Unificado encerra com homenagem a Sirmar Antunes, griôs e griottes do RS

 

Galeria de Fotos de Raphael Seabra: