O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS – e a Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj – estão buscando diálogo para evitar a extinção de cargos de Assessores de Imprensa na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, desde que foi informada que a Mesa Diretora tem pronto para votação projeto de lei com esse objetivo. O projeto de lei ainda não está no sistema eletrônico da Câmara, mas há possibilidade de ser incluído nesta quinta-feira, 14 de dezembro, e votado em regime de urgência. O projeto não justifica o motivo de extinção dos cargos de Assessor de Imprensa embora reconheça o crescimento da demanda social por informações.

 

O projeto extingue os cargos que exigem curso de nível superior e permite a cada vereador nomear até nove assessores, iniciativa muito estranha em um ano pré-eleitoral. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Dentinho, não respondeu às perguntas encaminhadas: sobre o motivo da extinção dos cargo, quem realizará o trabalho de assessoria de imprensa e quem elaborou o projeto de lei.

 

Nota do Sindicato e da ARI

“O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, a Federação Nacional dos Jornalistas e a Associação Riograndense de Imprensa receberam com espanto a informação sobre o projeto que extingue os cargos de assessoria de imprensa. Primeiro, pela falta de diálogo com a comunidade e, também, pela possibilidade de votação a toque de caixa. O que os vereadores estão fazendo é uma manobra para o aumento do número de assessores em ano eleitoral. A estratégia usada é preocupante, pois significa que outros jabutis podem ser inseridos na pauta. Estaremos vigilantes”.

 

Nota da Fenaj

“A Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj repudia com veemência a atitude desses vereadores que desrespeitam uma profissão regulamentada, por interesse particular e eleitoreiro. Em respeito à luta pela retomada da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, a Fenaj vai tomar as medidas cabíveis, caso prospere o referido projeto.”

 

Texto: Zé Lima | Foto: divulgação

 

Leia mais: