1ª vice-presidenta do SindJoRS (E) foi uma das mulheres pioneiras da crônica esportiva, no Rio Grande do Sul, sendo a primeira setorista de televisão em clube de futebol. Na foto, acompanhada de Viviane Finkielsztejn, 1ª Secretária do SindJoRS. 

 

Na noite de sexta-feira, 08 de dezembro de 2023, no salão de festas do Master Hotel, em Porto Alegre, a 1ª vice-presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS, Carla Seabra, foi homenageada pela trajetória na crônica esportiva do Estado, e pela importância de ter sido uma das precursoras da presença feminina na cobertura de eventos esportivos. Carla Seabra trabalhou em diversas redações da capital, mas começou a profissão como jornalista esportiva na TV Difusora, em 1980, a convite de Claro Gilberto, um dos mais importantes homens de televisão no Estado. Pioneira, quando começou a carreira como repórter de futebol na TV Difusora, foi a primeira mulher do Rio Grande do Sul a ocupar a função. Não muito tempo depois, por novo convite de Claro, transferiu-se para a extinta TV Guaíba, a fim de produzir uma atração infantil. Mas não demorou muito para que ela pudesse voltar ao campo do futebol. No lugar, que caracteriza como de muito aprendizado, conviveu com grandes nomes, como Armindo Antônio Ranzolin, João Carlos Belmonte e Lauro Quadros, além de ter vivido o início do tradicional ‘Cadeira Cativa’. Novamente pioneira, em 1983, partiu para a TV Gaúcha, onde foi a primeira mulher chefe do Núcleo de Esportes da emissora. Desde 2014 é contratada pela TV Record, onde é editora-chefe.

 

Com a presença dos companheiros Rodrigo Ziebell, presidente da Arfoc-RS (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul), José Nunes, presidente da ARI (Associação Rio-Grandense de Imprensa), Viviane Finkielsztejn, 1ª Secretária do SindJoRS, e Raphael Seabra, diretor geral do SindJoRS, responsável pelo registro fotográfico para o Sindicato, Carla recebeu das mãos do amigo e colega, José Aveline Neto – Diretor da revista Goool, a placa alusiva aos serviços relevantes prestados à crônica esportiva do Rio Grande do Sul. Carla esteve acompanhada dos filhos Raphael Seabra, Daniel Espinosa e Jorge Seabra.

 

José Avelini também foi homenageado, na noite, e recebeu das mãos da diretora do SindJoRS, Viviane Finkielsztejn, a placa de personalidade esportiva e pelos 40 anos da Revista Goool. Além dos campeões e campeãs do futebol gaúcho de 2023 e destaques do esporte, também receberam homenagens:

 

Craque Eterno

Lucas Leiva – Ex-jogador do Grêmio, Liverpool e Lázio
Sandro Sotilli – Ex-jogador e maior goleador do Gauchão de todos os tempos

 

Destaques de outros esportes

Anton Karl Biedermann – Nadador, gestor e patrono do GNU
Mayra Aguiar – Atleta de judô (Sogipa)
Milaini Alviço Araújo – Nadadora PCD
Ricardinho – Futsal para Cegos (Agafuc)

 

Personalidade esportiva

Priscila – Atacante das Gurias Coloradas e goleadora da Libertadores Feminina 2023
Zélio Hocsman – Conselheiro do Grêmio e Assessor de vários presidentes

 

Cronistas de sempre

Batista Filho – Ex-presidente da TVE e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI)
Carla Seabra – Primeira setorista de futebol para televisão no RS
José Aveline Neto – Diretor da revista Goool
Mário André Martins – Radialista/cronista destaque do Interior/Litoral rádio Quintão

 

Texto: Viviane Finkielsztejn /Diretoria SindJoRS | Fotos: Raphael Seabra /Diretoria SindJoRS