O 16º Congresso da Central Única das e dos trabalhadores do Rio Grande do Sul (CECUT RS) ocorrerá na Assembleia Legislativa, nos dias 04 e 05 de agosto de 2023, com o tema Reconstruir o Brasil com os Trabalhadores e as Trabalhadoras. A plenária virtual do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) escolheu, por unanimidade, a indicação da presidenta da entidade, Laura Santos Rocha, para participar do 16º CECUT RS como titular, e 1ª tesoureira, Silvia Fernandes, como suplente.

 

“A participação de nossa entidade no CECUT já é historicamente garantida. Porque o jornalismo e as e os jornalistas andam lado a lado na luta por direitos, pela conquista de novas cláusulas sociais na pauta de negociação da convenção coletiva de trabalho apresentada aos sindicatos patronais e pela manutenção da democracia. Nós temos lado que é junto com as trabalhadoras e os trabalhadores. Precisamos convencer nossa categoria da importância da sua participação efetiva em sua entidade de classe bem como na central sindical que somos filiados porque, com toda certeza, juntos somos muito mais fortes”, avaliou Laura.

 

Vitalina Gonçalves representou a CUT/RS no encontro e salientou: “Para nós é muito importante este momento porque é onde estamos propondo uma reconstrução para o nosso país. E está em nossas mãos, também, como trabalhadores e trabalhadoras, debater a correlação de forças que existe para podermos, de fato, realizar esta importante ação. É de fundamental importância perceber que os sindicatos, de diferentes ramos, estão atuando ativamente para fomentar este debate”.

 

Com dois dias de atividades, o 16º CECUT RS terá o desafio de questionar sobre a conjuntura internacional, nacional e estadual; a organização sindical e seus desafios de renovação; as eleições 2024; um balanço das ações da central e seu trabalho junto com a comunidade; a reforma trabalhista e previdenciária; a política de juros altos; a taxação das grandes fortunas; a geração de emprego decente; exigir a revisão da legislação para punir severamente o trabalho análogo a escravidão; lutar por uma política nacional de valorização do salário-mínimo; contra as privatizações em âmbito nacional, estadual e municipal; entre outros assuntos importantes que afetam toda a sociedade.

 

CLIQUE AQUI para baixar o texto subsídio para o XVI CECUT/RS

 

CLIQUE AQUI para baixar o texto subsídio para o 14° CONCUT

 

Texto: Laura Santos Rocha/SindJoRS