Vereador Eliel Alves, que agrediu repórter cinematográfico da RDC TV, Jocemar Silva, no dia 03 de janeiro último, foi absolvido em processo de cassação, na Câmara de Vereadores, por sete votos a quatro.

 

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) prestam sua solidariedade ao profissional atacado e reafirmam indignação ao resultado desta votação. A sessão aconteceu no domingo (28.05), por atos de violência contra a imprensa, pelo vereador Eliel Alves, em especial agressão física – um soco – contra o repórter cinematográfico da RDC TV, que fazia cobertura das manifestações de eleitores insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais, em frente ao Comando Militar do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre, no último dia 03 de janeiro. O político ainda quebrou a câmera que o jornalista utilizava para trabalhar. O processo era de quebra de decoro parlamentar. Seriam necessários oito votos a três para que o vereador Eliel Alves tivesse o mandato cassado. Por apenas um voto, ele acabou absolvido. O vereador também foi processado civil e criminalmente pela agressão.

 

O SindJoRS, a Fenaj, o Sindicato dos Radialistas RS, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado – Arfoc/RS e a ARI se uniram para pressionar uma atitude do legislativo de Nova Santa Rita, por considerar absurda e abominável a prática de violência contra a imprensa. A presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha, reafirma que sem o trabalho da imprensa a democracia não sobrevive. “Precisamos que as autoridades entendam que qualquer tipo de violência contra os profissionais da comunicação é um passo atrás na construção de uma sociedade livre, cidadã e responsável. A liberdade de imprensa é o bem mais precioso para o exercício da nossa profissão. O que aconteceu em Nova Santa Rita foi a legitimação da violência contra a imprensa”.

 

A defesa de Eliel alegou que ele apenas reagiu a uma ofensa, mas Jocemar nega. As imagens da agressão foram amplamente divulgadas, à época. Em entrevista ao GZH, o repórter cinematográfico se disse decepcionado com a absolvição, já que o vereador tem histórico de violência, inclusive já tendo hostilizado o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita.

 

“Sou repórter cinematográfico há 27 anos. Depois desse fato, fiquei muito abalado, e mudou todo o meu jeito de trabalhar na rua. Na emissora, fazemos links ao vivo. Agora fico tenso porque parece que a qualquer momento alguém vai aparecer para me agredir. Tô sempre em guarda”, disse Jocemar, que tem 27 anos de carreira em diferentes veículos de comunicação do Estado.

 

Agora é aguardar que a Justiça faça seu papel de coibir esse tipo de atitude reprovável, que em nada colabora com o trabalho de informar e mostrar os fatos à sociedade, com clareza e verdade. E lamentar o resultado da votação dos vereadores de Nova Santa Rita.

 

Texto: Carla Seabra / diretoria SindJoRS