Em setembro de 2022 iniciamos as comemorações dos 80 anos do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a ideia foi passar 12 meses valorizando todos os principais aspectos destas oito décadas em que vivenciamos muitas lutas, crises e transformações mundiais. Paulo Freire dizia que a música pode transformar a sociedade e, seguindo a orientação do nosso grande filósofo, o SindJoRS encerra as comemorações dos 80 anos no dia 12 de setembro de 2023, terça-feira, com uma grande Festa Cultural, às 19 horas, no Theatro São Pedro.

 

O evento contará com a participação dos seguintes artistas, poetas e profissionais: Arthur de Faria, Balala Campos, César Fraga (Big Zen VooDoo), Grupo Unamérica, José Antônio, Márcia Martins, Pâmela Amaro, Quarteto de Cordas Theatro São Pedro, Carrossel Fotográfico comemorativo aos 80 anos, “FOTOJORNALISMO COMO PROTAGONISTA DA NOTÍCIA”, organizado pelo diretor e repórter fotográfico Jorge Leão, e Exposição de Livros de escritores jornalistas.

 

O SindJoRS nasceu com a Carta emitida, pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Industria e Comércio, à Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Jornalísticas do Estado do Rio Grande do Sul que, por meio desse documento oficial passou a representar a categoria profissional dos jornalistas gaúchos, a partir do dia 23 de setembro de 1942.

 

Nestes 80 anos de vida, o Sindicato vivenciou muitas histórias, lutas e conquistas pelas quais passaram, tanto o Rio Grande do Sul quanto o Brasil e o mundo. E fomos, de diferentes formas, os construtores das informações que chegaram a este um ano de comemorações dos 80 anos de aniversário do SindJoRS. Tivemos a oportunidade de promover muitas pautas paralelas, discussões, debates, reflexões, propostas, projetos e festividades que representaram as necessidades, desejos e anseios das e dos jornalistas do nosso Estado. Citamos algumas das atividades desenvolvidas, ao longo dos últimos 365 dias: Exposição Virtual de fotojornalismo FOTOJORNALISMO COMO PROTAGONISTA DA NOTICIA, Live com Basilia Rodrigues – jornalista e advogada, como também analista política da CNN; Prêmio Jornalismo e Festividades em Rio Grande; Debate sobre trabalho dos jornalistas nas coberturas carnavalescas, por meio de entrevistas e reportagem especial com Renato Dornelles, Liliane Pereira e Claudio Brito; Live “ASSÉDIO MORAL E SEU IMPACTO NO TRABALHO DOS JORNALISTAS”; criação do SindJoRS Destaca, entrevistas que tiveram, como primeiras presenças, Luciamem Winck, Vera Spolidoro, Ilza Girardi e Antonio Hohlfeldt; remodelação do site do Sindicato e incremento do perfil nas redes sociais; criação do podcast A PALAVRA É TUA; coberturas internacionais sobre temas de direitos humanos e mundo do trabalho; participação efetiva na campanha pela aprovação da PEC do Diploma; inclusão de cláusulas sobre saúde mental/qualidade de vida e direitos das mulheres na Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024; inauguração da Sala de Imprensa na sede do Sindicato, participação no Fórum Social Mundial entre outras tantas atividades.

 

Convidamos a todas, todos e todes profissionais para que participem do encerramento dos Festejos de 80 anos do SindJoRS. Para nós, diretoria, sua presença nas atividades desenvolvidas pelo Sindicato é fundamental, necessária e imprescindível para a construção das conquistas que buscamos para jornalistas gaúchos e gaúchas. Juntos, somos fortes!

As nossas atrações

Arhur de Faria

Formado em Jornalismo e em Música, doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS. Trabalhou como repórter em Zero Hora e como comentarista na rádio Pop Rock. Pianista, acordeonista, arranjador e pesquisador, com cinco livros lançados, entre eles as biografias de Elis Regina e Lupicínio Rodrigues. Sua carreira teve início na virada dos anos 1980/90. Paralelamente ao trabalho solo, integrou e liderou vários grupos, na fronteira, entre música popular e música de concerto – o mais recente é a orquestra Tum Toin Foin. Compôs dezenas de trilhas para teatro e cinema. Produziu cerca de 30 discos e lançou outros 11 com seu nome à frente. É considerado um dos principais criadores da música brasileira, atuando com frequência em espaços de São Paulo, Montevideu e Buenos Aires.

 

Balala Campos

Formada em Jornalismo e Filosofia, iniciou a carreira como editora de música erudita, em Zero Hora, nos anos 1970. Paralelamente, começou extensa carreira à frente de programas de televisão e rádio, tendo comandado, por quatro anos, o TV Mulher, na TV Gaúcha/RBS TV, em conjunto com a Globo, após uma passagem pelo Jornal do Almoço. Liderou, também, programas de Cultura e Comportamento nas tevês Educativa, Guaíba e Pampa. No segmento Rádio, atuou como apresentadora na Rádio Gaúcha, – programa Balala e Bisol – nos anos 80, e nas rádios Pampa e Bandeirantes; também foi coordenadora dos Departamentos de Comunicação da Federação das Indústrias do RS – FIERGS, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA e Associação Comercial de Porto Alegre. Paralelamente, mantem-se ativa à frente da Balala Campos Assessoria em Comunicação.

 

César Fraga (Big Zen VooDoo)

A celebração de encerramento das comemorações dos 80 anos do SindJors terá como uma de suas atrações o músico e jornalista César Fraga. Ele apresentará suas canções ao lado de Aramis Costa na percussão, em uma versão acústica da sua banda, a Big Zen VooDoo. Com 40 anos de música e 30 de jornalismo, sua trajetória como artista inclui dois álbuns independentes lançados e um Prêmio Açorianos de Música. Como jornalista, depois de trabalhar em redações da imprensa diária nos anos 90, atua há 24 anos no jornal Extra Classe, do Sinpro/RS.

 

Grupo Unamérica

O Grupo Unamérica iniciou em 1983, no Vale dos Sinos/RS. Foi formado, originalmente, por Dão Real, José Carlos Martins e Protásio Prates (já falecido). No início da década de 1980, a cena musical no Rio Grande do Sul era efervescente e propiciava o novo. O Unamérica marcou a história da música gaúcha. Seu trabalho representa um catalisador de experiências que vêm dos festivais, mas que rompeu com a fórmula estabelecida e imposta pelo movimento tradicionalista. Buscava unir, com a música gaúcha, aspectos culturais da América Latina e do Brasil urbano e rural. Com um estilo próprio, suas composições foram sempre influenciadas pelos vários momentos históricos da América Latina. Ao longo destes 40 anos, o Unamérica transformou-se em uma referência no estado, em virtude da ousadia e ineditismo da sua proposta, associada a uma musicalidade original e universal. A sua sonoridade musical nos transporta pela história da música e para lugares e épocas, através da variedade de instrumentos, como as primitivas flautas de taquara e de argila, a viola caipira com afinação cebolão e o violão, tecendo melodias com o charango (pequeno instrumento andino de dez cordas), a rabeca, o acordeon, o quatro venezuelano, o triângulo e o bombo leguero, que produzem Chamamés e Chacareiras argentinas, Cuecas bolivianas, Huaynos peruanos, Candombes uruguaios, Milongas Pampeanas, Xotes e Baiões do nordeste brasileiro, Bois, Sambas e o canto do homem do interior do Brasil.

 

José Antônio

Jornalista e escritor, nascido em Porto Alegre, José Antônio Silva iniciou na profissão ao final de 1971, poucos meses antes de passar no vestibular para o curso de Jornalismo/₢omunicação Social da Famecos/PUCRS. O início foi como estagiário na Editoria de Polícia de Zero Hora. Cerca de um ano depois, transferiu-se para a Editoria de Geral. Nesta época, simultaneamente, também começou a trabalhar como repórter freelance na Sucursal da Editora Abril, em Porto Alegre. A partir daí, até o ano de 2021 quando se aposentou do SindBancários de Porto Alegre – onde atuava como assessor de imprensa – foram 50 anos de exercido ininterrupto do Jornalismo, em suas diversas facetas. Repórter, editor, colunista de jornais e revistas, redator de rádio, roteirista de vídeo e cinema, José Antônio desenvolveu sua carreira entre Porto Alegre e São Paulo.

 

Márcia Martins

Márcia Fernanda Peçanha Martins é jornalista, formada pela Famecos/PUCRS, militante de movimentos sociais e feminista. Trabalhou no Jornal do Comércio, onde iniciou sua carreira profissional, e teve passagens por Zero Hora, Correio do Povo, na reportagem das editorias de economia e geral, e em assessorias de comunicação social empresariais e governamentais. Escritora, com poesias publicadas em diversas antologias, ex-diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA) na gestão 2019/2021.

 

Pâmela Amaro

Atriz, cantora, compositora e musicista, sambista gaúcha. Lançou os discos “Veneno do Café” e “Samba às Avessas”. Formada em Teatro/Licenciatura e Mestra em Educação pela UFRGS. Co-fundadora do sarau Sopapo Poético. Produtora cultural e musical. Nos últimos anos, tem se destacado como uma das principais vozes do samba, aqui no Estado, principalmente, a partir das composições que abordam temas variados, sempre positivando narrativas acerca das mulheres negras.

 

Quarteto de Cordas Theatro São Pedro

O Orquestra Jovem Theatro São Pedro iniciou suas atividades em junho de 2021, tendo como objetivo promover a inclusão social, através do acesso ao desenvolvimento da linguagem musical e da técnica instrumental, fomentando vivências artísticas e socializadoras, de forma a oferecer a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania.

 

Carrossel Fotográfico Comemorativo aos 80 anos

“FOTOJORNALISMO COMO PROTAGONISTA DA NOTÍCIA”

A Exposição Virtual contará com trabalhos/fotografias de repórteres fotográficos. A proposta é apresentar a fotojornalismo como protagonista da notícia”. Organizada pelo diretor do SindJoRS e fotojornalista, Jorge Leão. Participam da exposição os fotojornalistas que atuaram nas empresas de comunicação do Estado e profissionais que seguem ativos no mercado, individualmente. Participam:  Raphael Seabra, Dulce Helfer, Paulo Dias, Jorge Aguiar, Carlinhos Rodrigues, Rogerio Soares, Valdir Friolin, Alina Souza, Guilherme Almeida, Lauro Alves, Jefferson Bottega, Mateus Bruxel, Rodrigo Ziebel e André Avila.

 

Parceiros apoiadores

Para a realização desta Festa Cultural de encerramento dos 80 anos do SindJoRS contamos com o apoio das seguintes entidades e organizações: Theatro São Pedro, Racon, Cooperativa Girasol, Escritório Direito Social, Escritório Cardeal, Michigan Curso de Inglês, Toca das Flores, Bazar de Especiarias, Brasil dos Parafusos e Ângulo de Visão Imagens.

 

Texto: Mônica Cabanas/Diretoria SindJoRS

 

Leia também: