O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS, entidade que completou 80 anos na luta pela categoria das e dos jornalistas, pelo jornalismo e que sabe de seu importante papel na manutenção da democracia, no Brasil, preparou, dentro da grade de programação das comemorações de aniversário, atividades para marcar a presença no evento regional do Fórum Social Mundial 2023. Serão três encontros distintos, dentro deste tradicional espaço de discussão sobre as lutas sociais e que tem como tema “Democracia, direitos dos povos e do planeta – Outro mundo é possível”.

 

 

 

 

A primeira ação ocorrerá de forma virtual, no dia 24 de janeiro, terça-feira, às 9h, para debater sobre a “Violência contra jornalistas e o papel da comunicação na democracia”. A proposta é uma organização do SindJoRS e do portal de notícias InfoSindicais e têm, como entidades convidadas, o Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, representado pelo seu presidente, Ricardo Malheiros, e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado – Arfoc/RS, que também será representada pelo seu presidente, Rodrigo Ziebell. A diretora Katia Marko será a integrante do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS indicada para discutir sobre o tema e a mediação terá coordenação de Fabrício Rocha, do InfoSindicais. O evento será transmitido, ao vivo, na página do Facebook do portal de notícias InfoSindicais https://www.facebook.com/InfoSindicais e terá transmissão cruzada nas redes sociais das entidades envolvidas.

 

 

 

 

No mesmo dia, das 14h às 17h, no Auditório do SindBancários, ocorrerá a Roda de Diálogo: “Sem Comunicação Democrática não existe Democracia de Verdade”, que terá como convidados os Representantes da SECOM e EBC, e que contará com a participação da diretora do SindJoRS e representante da entidade no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Katia Marko, na coordenação dos trabalhos. As convidadas serão Samara Castro, Diretora de Promoção da Liberdade de Expressão – Secretaria de Políticas Digitais/SECOM, e Rita Freire, Presidente do Conselho Curador da EBC, cassado após o golpe de 2016. Esta é uma promoção das seguintes entidades: Coletivo Comunicação Colaborativa: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), ABRAÇO RS e Brasil, Associação Catarinense de Rádios Comunitárias, Brasil de Fato/Rede Soberania, Ciranda, CUT/RS – Central Única dos Trabalhadores RS, Coletivos de Raros e PCDS da EBC, DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia, FENAJ, FITTEL, FITRATELP, Fórum Latino-Palestino, INTERVOZES, Instituto Parrhesia Erga Omnes/Parrhesia rádio Web, Jornal O Coletivo, Jornal dos Trabalhadores, MEMO – Monitor do Oriente Médio, MNRC – Movimento Nacional de Rádios Comunitárias, NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação, Ouvidoria Cidadã da EBC, Rádio Ferrabraz FM, RED (Rede Estação Democracia), Raízes Web rádio, SindBancários de Porto alegre, SINDJORS – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, UBM – União Brasileira de Mulheres, UFBA – Universidade federal da Bahia, Centro de Estudos da Midia Alternativa Barão de Itararé, Jornalistas Livres, Pão com Ovo. Transmissão: Facebook FNDC – https://www.facebook.com/fndc.br e Youtube FNDC – https://www.youtube.com/@fndcbrasil5426

 

 

Já na quinta-feira, dia 26 de janeiro, das 9h às 12h, ocorrerá a “Mesa de Lutas Antirracistas Populares e Periféricas”, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a participação de Jeanice Dias Ramos – Jornalista, Museóloga e diretora do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS. Na abertura deste encontro ocorrerá um sarau, organizado pela jornalista Cíntia Colares, e contará também com a Atividade Ancestral = Sarau Poético: abertura do Cacique Moisés Kaingang e com a presença de oito poetas negres. Na mesa estarão, também, Eduarda Dedecco, Suelen Aires Gonçalves, Alef Fernando, Rafa Rafuagi, Eliane Sérafim, Eloi Ferreira, Cacique Moisés Kaingang, Cacique Woie Patté Xokleng, Cacique Cirilo Morinico Mbya-Guarani, Cacique da Aldeia Fag Ninh e Oré Kupri, Liderança Xokleng, Lisiane Niedsberg, Martvs Chagas e Mestre Renato.

 

 

As atividades autogestionadas ocorrerão de 23 a 28 de janeiro de 2023, com a participação das centrais sindicais e dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil, nos espaços da Assembleia Legislativa, no formato presencial, híbrido ou virtual, e também nas salas das comissões permanentes da AL-RS, bem como em auditórios de sindicatos e da CUT-RS, dentre outros espaços.

 

 

Mais informações e a programação completa você encontra em: https://www.fsm.org.br

 

 

Texto: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS

 

Leia mais:

CUT-RS e centrais debatem Sindicalismo e Trabalho Decente no Fórum Social Mundial

 

Fórum Social Mundial começa na segunda-feira (23) com cerca de 1,5 mil inscritos

 

Fórum Social Mundial vai acontecer em momento de retomada da democracia