O encontro com a Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária – Abraço/RS, que aconteceu de forma híbrida, na sede do Sindicato, na manhã desta quarta-feira (18), tratou de uma possível parceria entre o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS e a Associação.

 

A presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha, recebeu a visita de Patrícia Regina Schuster, jornalista da Abraço/RS, e João Carlos Heissler, diretor da Associação. Participaram, de forma on-line, as diretoras Viviane Finkielsztejn, Katia Marko e Mônica Cabanas, e a 1ª vice-presidenta Carla Seabra.

 

A jornalista Patrícia apresentou um pouco do trabalho realizado pela associação das rádios comunitárias e falou sobre o desejo da Abraço/RS de executar alguns projetos em parceria com o SindJoRS.

 

A presidenta Laura destacou a importância dos veículos, especialmente no interior do Estado, muitas vezes a única ferramenta de comunicação de muitas comunidades. Ela disse, ainda, que o SindJoRS tem o maior interesse em firmar esta parceria, buscando resgatar a importância do verdadeiro jornalismo, nos municípios.

 

Para o diretor da Associação, João Carlos, o maior desafio é o financeiro, já que as rádios comunitárias, hoje, sobrevivem com trabalhos voluntários e baixíssimo investimento. “A busca de parceria como o SindJoRS é, justamente, para fazer crescer o papel das rádios com qualidade e profissionalismo”.

 

Esse foi o primeiro encontro, para dar início a um projeto conjunto, que prevê discussões e debates, especialmente de combate a fake news, dentre outros temas de interesse das comunidades e de  jornalistas.

 

Texto: Viviane Finkielsztejn/Diretoria SindJoRS