Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindjoRS, dando prosseguimento às comemorações dos 80 anos da entidade – que estão previstas para durar um ano e por meio do seu Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, está participando ativamente do Novembro Negro Unificado. E a terceira atividade promovida pela entidade será a “Conversa com Basília Rodrigues” que ocorre amanhã, 24 de novembro, quinta-feira, logo após a estreia do Brasil na Copa do Mundo, às 18 horas.

 

Neste diálogo, a jornalista, que é analista de política da CNN Brasil, fará uma análise da conjuntura política atual e debatera sobre a mídia e o racismo. A Live terá a mediação de Jeanice Dias Ramos e a coparticipação de Eduardo Silveira, Eliane Silveira, Isabel Clavelin e Mônica Cabanas, diretores e diretoras do SindjoRS. O bate-papo pode ser assistido pelos canais on-line do Sindicato (Facebook e YouTube).

 

QUEM É BASÍLIA RODRIGUES  

Basília Rodrigues é formada em Jornalismo e graduanda em Direito, atualmente uma das 99 jornalistas essenciais do Twitter, de acordo com a Revista Bula. Venceu duas vezes o Troféu Mulher Imprensa, como melhor repórter de rádio, em 2018 e 2020, por sua participação na rádio CBN, do Grupo Globo, onde trabalhou por 12 anos. Neste ano, foi indicada ao mesmo Troféu, pela terceira vez, pela atuação na CNN Brasil, onde trabalha desde o lançamento do canal. Conquistou o Prêmio Analistas, em 2021 e em 2022, na categoria jornalista de Política. Ficou em segundo lugar no Prêmio Comunique-se e, também, no prêmio Na Telinha, do UOL, ambos na categoria melhor analista de política. No fim de 2021, Basília Rodrigues passou a integrar a lista de Mais Premiados da Imprensa Brasileira, entre os profissionais do Centro Oeste. Além da experiência em reportagem, análise e consultoria política, a jornalista participa de treinamento de mídia, palestras e média debates.

 

EXPEDIENTE NO SINDJORS

Aproveitamos para comunicar que, nos dias de jogos da seleção brasileira (24 e 28 de novembro e 02 de dezembro), a sede da entidade não terá atendimento externo no turno da tarde. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS coloca à disposição os telefones/whatsapp (51) 99174-3053, da presidenta Laura Santos Rocha, (51) 99956-6295, da diretora Viviane Finkielsztejn, e (51) 99979-1072, da vice-presidenta Carla Seabra, para atender as/os jornalistas que tenham alguma necessidade e/ou demanda urgente nestas datas.

 

Texto: Mônica Cabanas/Diretoria Sindjors