Mesmo constando na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2024, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS não fará novamente a cobrança da Contribuição Sindical, valor pago pela empregada e pelo empregado, uma vez ao ano, à entidade, correspondendo à remuneração de um dia normal de trabalho. A diretoria entendeu que, mesmo com a relevância desta arrecadação para a receita do Sindicato, que passa por sérias dificuldades financeiras para conseguir deixar em dia pagamentos de dívidas históricas de gestões anteriores, não seria prudente definir mais essa cobrança levando em consideração os diversos problemas enfrentados pela categoria principalmente produzidas pela pós-pandemia Covid/19, ao longo dos anos 2020 e 2021, como as demissões que continuam se repetindo e, também, com o número de vagas reduzidas no mercado de trabalho.

 

A Contribuição Sindical está presente na Convenção Coletiva, mas, desde a reforma trabalhista, mudou a forma como é cobrada, uma vez que, antes da nova legislação, todos os empregados e empregadas eram obrigados a pagar. Com as mudanças, a contribuição passou a ser opcional. Isso significa que, para ser descontada em folha de pagamento, o ou a jornalista deve autorizar, via assembleia realizada sempre no mês de fevereiro, a empresa em que trabalha a fazer o desconto.

 

Os valores  arrecadados são repassados ao Sindicato e se revertem na manutenção da entidade, pagamento de compromissos, funcionários, assessorias jurídica e contábil, condomínio e outros custos mensais. Ao abrir mão, mais uma vez, desta Contribuição Sindical, a direção do Sindicato se solidariza com as dificuldades financeiras  enfrentadas por grande parte da categoria, cujas narrativas chegam, quase que diariamente, à entidade. Por esta razão, convidamos, a quem puder, fazer uma contribuição voluntária, de qualquer valor, utilizando as contas abaixo registradas, para que o SindJoRS continue lutando pelos direitos de todas e todos jornalistas.

 

Tão logo começou o ano, o Sindicato  vem trabalhando na construção de uma proposta para a Negociação Coletiva a ser realizada em primeiro de junho, mês da data-base. Em breve será chamada uma reunião com a categoria, portanto, prepare suas ideias, suas reivindicações para nos apresentar. Um Sindicato forte tem mais poder de luta. Se você ainda não é filiado, filie-se.

 

CONTRIBUIÇÕES – DADOS PARA DEPÓSITO EM CONTA SINDJORS:

As contribuições podem ser feitas com depósito bancário, em uma das contas correntes do SindJoRS (CNPJ – 92.955.202/0001-05), e também pela modalidade eletrônica PIX:

Banrisul – 041
Ag 0062
C/C 2002691404
PIX: 92955202000105

 

Cooperativa de Crédito Solidário Cresol -133
Agência 56073
Conta Corrente: 785407
PIX: financeiro@jornalistas-rs.org.br

Importante enviar comprovante para secretaria@jornalistas-rs.org.br com a orientação de que será uma DOAÇÃO para a entidade. Dessa forma, mesmo que a/o colega não tenha condições de fazer um pagamento mensal para contribuir com a luta sindical estará auxiliando para fortalecer o nosso principal momento que é a construção da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025.

 

Texto: Diretoria do SindJoRS