O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS começa a construção da nossa pauta de reivindicações da campanha salarial 2024/2025 a ser apresentada na Convenção Coletiva de Trabalho e convida a categoria a participar. Queremos ouvir os e as colegas e, por isso, estamos lançando uma pesquisa, junto aos profissionais da categoria. Após a organização das respostas vamos chamar as e os jornalistas, em Assembleia Geral Extraordinária, para apresentar os resultados quantitativos e qualitativos desse material. A data-base dos jornalistas é 1º de junho e precisamos estar com a categoria ao nosso lado para construir uma boa pauta de reivindicações, com nossas principais necessidades. A pesquisa eletrônica ficará disponível até o início de março de 2024.
Uma das propostas é escolher, também, qual será o melhor slogan para a nossa campanha. A partir das respostas da categoria é que poderemos ter a visão da realidade enfrentada pelos diversos colegas jornalistas que trabalham em diferentes funções e formatos, no nosso Estado. É muito importante, também, a participação das e dos colegas do interior do Rio Grande do Sul, para estreitarmos essa relação e podermos lutar, também, pelos direitos de toda a categoria.
As três últimas campanhas tiveram como inspiração os seguintes temas: JORNALISMO ESSENCIAL EXIGE RESPEITO À VIDA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL; IMPRENSA DE VERDADE VALORIZA O JORNALISTA! e JORNALISTA VALORIZADO, IMPRENSA RECONHECIDA!
Trabalhamos, no último ano, intensamente, com os patrões sobre os temas qualidade de vida, saúde mental, assédio moral e direitos das mulheres. Esses assuntos permanecerão na nossa pauta de reivindicações, mas precisamos saber quais são as suas outras principais necessidades. Inclusive, já em março de 2024, teremos a primeira reunião da comissão paritária para iniciar o diálogo com os sindicatos patronais. E esse é um bom momento para conversarmos sobre postos de trabalho, contratos de trabalho, recolocação no mercado e condições oferecidas para o exercício profissional. Participe e faça parte do SindJoRS!
Para responder ao questionário, clique AQUI.
Texto: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS