Agora é oficial! O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) assinaram termo de parceria institucional que vai levar o debate sobre saúde mental e qualidade de vida aos profissionais que atuam nas redações e veículos de comunicação do estado, tanto na Capital como no interior. O ato aconteceu nesta terça-feira, 12, na sede do Simers, com a presença do presidente, Marcos Rovinski; do diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade, Fernando Uberti; da diretora e psiquiatra Luciana Mesko; da presidente do SindJoRS, Laura Santos Rocha; da primeira secretária, Viviane Finkielsztejn, e também foi acompanhado pela equipe de jornalistas que atuam no Sindicato Médico.

 

A atuação em conjunto é inédita entre diferentes entidades sindicais e iniciou no ano passado, já contando com a realização de uma palestra para os colaboradores do Correio do Povo, em Porto Alegre, proferida pelo Núcleo de Psiquiatria do Simers. “Estamos muito felizes com a colaboração mútua entre dois sindicatos que representam categorias profissionais tão relevantes à sociedade, para tratar de um assunto tão central hoje, que é a saúde mental. Para o Sindicato Médico, isso reforça a nossa preocupação com temas que envolvem toda a sociedade, além de um reconhecimento ao trabalho essencial dos jornalistas”, ressalta Marcos Rovinski.

 

Fernando Uberti explica que a parceria faz parte da campanha do NuPsiq – Simers, Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo, além de seguir a linha de atuação do Sindicato Médico ao longo dos últimos anos, de aproximação com diferentes instituições. “Já firmamos outras cooperações, a exemplo da Ordem do Advogados do Brasil (OAB-RS), Ajuris e Defensoria Pública do Estado (DPE-RS), pois sabemos da importância da articulação interinstitucional, um trabalho lado a lado para atingir um mesmo propósito, que é uma saúde mais acessível e com mais qualidade a todos, especialmente no que se refere ao componente psíquico desse contexto”, reforça o diretor-geral do Simers.

 

Já a presidente do SindJoRS afirma que o aumento de casos de ansiedade, de depressão e da Síndrome de Burnout em meio aos cerca de seis mil profissionais em atuação no estado precisa de ações imediatas. “Nossa aproximação com o Simers atende à atual Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, com cláusulas visando o combate às doenças relacionadas à saúde mental, pois a pandemia trouxe à tona a real necessidade de levarmos apoio e auxílio aos colegas que vivenciam o estresse em suas rotinas de trabalho”, diz Laura.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Simers