A primeira reunião da Comissão Paritária para tratar de saúde, segurança e qualidade de vida das e dos jornalistas, que deveria ter ocorrido em outubro de 2023 e que foi acordada na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2024 mediada pela Justiça do Trabalho (TRT4), ocorreu no último dia 11 de março. Estavam presentes, pelo SindJoRS, a presidenta, Laura Santos Rocha, a 1ª vice-presidenta, Carla Seabra, 1ª secretária executiva, Viviane Finkielsztejn, e as diretoras gerais Letícia Castro e Mônica Cabañas. Os sindicatos patronais encaminharam dois representantes legais: Marcos Praia e Guilherme Guimarães.

 

Na reunião, foram discutidos e acordados os seguintes temas: realização, dentro da parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e com o Escritório Direito Social, de três encontros com a patronal sobre o tema de Saúde Mental, Qualidade de Vida e Assédios. O primeiro destes encontros será dia 08 de abril com os patrões que representam os jornais, revistas, televisões e rádios.

 

A segunda reunião será on-line e com os setores de Recursos Humanos das empresas de comunicação. A terceira reunião será, na verdade, em diferentes veículos de comunicação da Capital (de forma presencial aos moldes do que já ocorreu no jornal Correio do Povo), em dezembro de 2023, e via videoconferência com o interior do Estado. O foco único é dar subsídios e discutir com as e os colegas jornalistas os temas de Saúde Mental, Qualidade de Vida e Assédios.

 

Solicitamos, também, que os RH’s das empresas de comunicação distribuam, a partir da edição de janeiro último, o jornal Versão de Jornalistas para toda a categoria e nas redações. Frente à nova onda de Covid19, bem como ao aumento significativo da dengue que enfrenta o RS, foi solicitado aos representantes dos patrões que seja disponibilizado repelente e álcool gel nas redações.

 

Texto: Mônica Cabañas/Diretoria SindJoRS