O jornalista gaúcho Renato Dorneles, ex-presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e titular do Conselho Estadual de Ética da entidade, receberá uma merecida homenagem no Carnaval de Alvorada em 2024, no desfile do próximo dia 23 de março. Renatinho, como é conhecido, será tema-enredo da escola de samba Tradição Alada.

 

O enredo “A esperança liberta a mente e a alma. Renato Dorneles, o emissário da justiça!”, é sobre a trajetória de um negro nascido em uma periferia de Porto Alegre, que teve uma carreira jornalística e que atualmente atua na literatura e no audiovisual. A escola de samba desfilará na avenida com uma ala dedicada aos: “Amigos do Renatinho”.

 

O SindJoRS entrevistou Renatinho Dorneles, que nos contou sobre a emoção de ser homenageado no Carnaval de Alvorada/RS em 2024, confira a nossa entrevista.

 

SindJoRS (Alander Díaz): Renato Dorneles, depois de tantas coberturas de carnaval bem-sucedidas de sua parte, agora chegou sua vez de ser homenageado. Qual é a sensação de ser reconhecido através do samba-enredo como o “Emissário da Justiça”?

Renato Dorneles: Primeiramente agradeço a parceria do SindJoRS, entidade que tenho maior carinho e sempre me acolheu muito bem. Eu vejo essa homenagem que estou recebendo da escola de samba Tradição Alada como um reconhecimento da minha trajetória, do meu trabalho jornalístico ao longo de 38 anos. Ser chamado de “emissário da justiça” é emocionante, pois é a maneira que a escola de samba enxerga meu trabalho, minhas ações como jornalista profissional voltada para uma justiça social. Sempre produzi reportagens abordando temas das minorias, e continuo fazendo isso na literatura e no audiovisual.

 

SindJoRS (Alander Díaz): Fiquei sabendo que além de sua imagem estampada na camiseta da escola, terá uma ala especialmente dedicada aos “Amigos do Renatinho”, conta para nós como aconteceu o convite da escola de samba para você?

Renato Dorneles: Eu recebi uma ligação da escola de samba Tradição Alada em outubro/2023, onde após esse contato articulamos uma reunião com a Presidenta da escola de samba Tradição Alada, a Iara Silva. Nessa reunião ele me comunicou a intenção da escola em transformar a minha história num enredo de samba em 2024, assim nasceu o samba-enredo em minha homenagem: “A esperança liberta a mente e a alma. Renato Dorneles, o emissário da justiça!”, com base no meu histórico de vida no Jornalismo e nos trabalhos de ativismo social. Para minha grata surpresa, nesse ano a escola de samba Tradição Alada vai entrar na avenida com uma camiseta estampada com minha foto na frente, na ala dedicada aos meus amigos, os “Amigos do Renatinho”. Posso dizer que estou muito feliz com esse reconhecimento, certamente um momento especial da minha vida.

 

SindJoRS (Alander Díaz): O Carnaval de Alvorada (RS) se tornou um dos mais frequentados da região metropolitana, qual a sua expectativa para os desfiles que irão acontecer nesse ano de 2024?

Renato Dorneles: O Carnaval de Alvorada/RS é um dos campeões de participação popular, tem escolas de samba tradicionais na cidade, é um dos eventos populares mais bonitos que pude acompanhar no estado. A população gosta desse agito cultural, minha expectativa é que nesse ano nosso desfile atraia mais pessoas para conhecerem o tradicional Carnaval de Alvorada/RS.

 

SindJoRS (Alander Díaz): Renato, você embarcou para o Rio de Janeiro para fazer a cobertura do carnaval da cidade maravilhosa. Correu tudo bem nessa cobertura?

Renato Dorneles: A cobertura no Rio de Janeiro foi intensa, cobrimos as duas noites de desfiles da série Ouro (segundo grupo) e duas do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí. Sobre os bastidores, durante a cobertura, eu tive um pequeno acidente durante o dia e torci o tornozelo esquerdo, um contratempo do ofício, mas deu tudo certo. Estou me recuperando.

 

SindJoRS (Alander Díaz): Renato, por favor, deixe sua convocação para os nossos leitores, para que eles participem prestigiando sua homenagem no Carnaval de Alvorada/RS.

Renato Dorneles: Com certeza! O Carnaval de Alvorada/RS acontece no dia 23 de março, na avenida Getúlio Vargas, a principal da cidade. Quero finalizar fazendo um agradecimento aos compositores do tema enredo, em especial ao “temista” Aluísio Dias, que captou muito bem aspectos da minha vida para construção do tema enredo, onde através do tema os compositores foram muito felizes na construção poética para contar minha vida. Tem um verso que gosto muito, que fala – “O desejo do futebol profissional, perdeu para a escrita do aluno excepcional”. Eles coletaram vários aspectos importantes de minha vida, por isso registro aqui minha gratidão a todos componentes da escola de samba Tradição Alada. Agradeço, também, ao Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), pela entrevista e por toda a parceria e acolhimento que tenho dentro da entidade desde sempre. Obrigado pelo convite para essa entrevista, que está registrando esse momento tão especial em minha trajetória de vida.

 

Esse foi Renato Dorneles, em entrevista ao SindJoRS, num momento que vem ao encontro de outra data especial: em 2024 ele completa 60 anos de idade.

 

Você consegue mais informações para assistir o carnaval de Alvorada/RS no site da prefeitura da cidade, através desse link oficial: https://www.alvorada.rs.gov.br/

 

Entrevista e texto: Alander Diaz

– estudante de Jornalismo sindicalizado e estagiário do SindJoRS

Revisão: Carla Seabra e Viviane Finkielsztejn
Supervisão: Laura Santos Rocha