Sindicato destaca programação especial pelo aniversário das emissoras públicas do RS

 

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) saúda os colegas jornalistas e radialistas que bravamente mantém viva, aqui em nosso estado, uma comunicação pública de qualidade mesmo após a extinção da Fundação Piratini, o desmonte desses espaços e vivenciando as ameaças constantes de perderem seus empregos. Desejamos vida longa aos únicos veículos públicos ainda existentes aqui em nosso estado e permaneceremos ao lado dessas trabalhadoras e desses trabalhadores para encontrarmos uma solução política para manter viva e com qualidade essas instituições de comunicação. Salve, Salve TVE e FM Cultura!

 

 

Completando meio século de existência em 29 de março, a TVE/RS, emissora pública de televisão vinculada à Secretaria de Comunicação do Estado (Secom/RS), vai apresentar uma programação especial, que recupera a sua história e celebra o seu presente, na semana de 25 a 31 de março. A FM Cultura 107,7, emissora de rádio pública também vinculada à Secom/RS, completou 35 anos de existência em 20 de março.

 

Em diversas faixas de horário, serão exibidos programas realizados com material do acervo de vídeos da TVE. Os especiais “Memória TVE 50 anos” mostram reportagens, entrevistas e imagens registradas pelas nossas câmeras nestas cinco décadas, em temas como Direitos Humanos (segunda, 25, às 14h30), Orgulho LGBTQIAPN+ (segunda, 25, às 22h30), Ecologia (terça, 26, às 14h30), Consciência Negra (quarta, 27, às 14h30), Festival de Cinema de Gramado (quinta, 28, às 14h30), Festivais Nativistas (quinta, 28, às 15h) e Eventos Culturais (sexta, 29, às 14h30).

 

Na terça (26), as 15h30, vai ao ar programa especial transmitido ao vivo pela TVE e pela FM Cultura em homenagem aos seus funcionários. Diretamente do estúdio da TVE, a atração terá três horas de duração, com participação dos jornalistas, radialistas e apresentadores das duas emissoras, além de convidados especiais como artistas, músicos e especialistas das mais diversas áreas, tudo para celebrar a importância da comunicação pública na vida dos gaúchos. Durante o programa, às 18h30, no saguão da sede da TVE, no Morro Santa Tereza, será descerrada uma placa em homenagem aos profissionais que construíram a trajetória das emissoras públicas do RS.

 

O especial conta com as atrações musicais Hique Gomez, Marcelo Gross, Olinda Alessandrini, Mathias Sete Cordas, Luciano Leães e Luana Pacheco, Glau Barros, Demétrio Xavier, Negra Jaque, Analise Severo e Elton Saldanha. Convidados especiais Deivison Campos, Orson Soares, Tânia Farias, Silvia Marcuzzo, Nina Fóla, Débora Finocchiaro e Tânia Carvalho.

 

 

Na quinta (27), no Auditório Araújo Vianna, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza o concerto especial “Jobim Sinfônico”, em homenagem aos aniversários da TVE e FM Cultura. Com regência de Evandro Matté, a Ospa executará grandes sucessos de Tom Jobim. Solistas: Daniel Jobim, Mário Adnet e Zé Ibarra. 🎟️ A apresentação tem entrada franca, e a distribuição de ingressos começou nesta sexta-feira, 22 de março, de forma on-line, em sympla.com.br/araujovianna.

 

Já na sexta (29), dia do aniversário da TVE, às 22h, será exibido o documentário inédito “Memória TVE 50 anos – A Nossa História”. Da fundação junto à Faculdade de Comunicação da PUC-RS – com programas voltados à educação – à TVE da cultura, da inclusão, da diversidade, da informação contextualizada, até hoje, no prédio histórico da primeira televisão do Estado – a Piratini – no Morro Santa Tereza. Em forma de programa, com matérias, o “Memória 50 anos” traz dezenas de depoimentos de profissionais que passaram por programas icônicos como “Galpão Nativo”, “Quizumba”, “Pra Começo de Conversa”, “Pandorga”, “Nação”, “TVE Repórter”, entre outros, incluindo aqueles que têm perto ou mais de 30 anos no ar como o “Radar” e o “Estação Cultura”.

 

Ainda, às 21h30, estreia o programa de entrevistas “Sobre Nós”. Com foco na diversidade e em iniciativas que contribuem para diminuir as desigualdades sociais, a desinformação e o preconceito, este programa será pautado em temas contemporâneos, na multiplicidade de ideias, de culturas e de corpos.

 

Além da estreia do documentário “Memória TVE 50 anos – A Nossa História” e do programa “Sobre Nós”, a grade de programação do dia estará voltada ao resgate da memória da emissora, com a exibição de programas que fizeram história na emissora:

06:00 – Galpão Nativo: apresentação de Glênio Fagundes, com Rui Biriva, Luciano Campos e Loma, de 2006
07:45 – Pandorga
13:30 – TVE Repórter: 1º Lugar no Prêmio Ari em 2009 com a reportagem sobre o Hospital Psiquiátrico São Pedro
14:00 – Nação: Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog Direitos Humanos, em 2015, com a reportagem sobre A Revolta da Chibata, apresentação de Fernanda Carvalho
15:00 – Palcos da Vida: com Bebeto Alves, em 1996

 

Dia 27 de março – 17h – Abertura da exposição TVE 50 Anos

 

Exposição no MuseCom

Ainda, a emissora é tema da exposição “TVE 50 anos”, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC). A promoção do evento é uma parceria do MuseCom, em parceria com a TVE, com o patrocínio do Banrisul. A mostra, que celebra o papel social e as memórias da televisão pública dos gaúchos ao longo do último meio século, abre para visitação do público na próxima quarta (27), às 17h, no MuseCom (R. dos Andradas, 959 – Centro Histórico, Porto Alegre). Com entrada gratuita, a exposição pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 19h (último acesso às 18h30), até 13 de julho.

 

A programação da TVE pode ser acompanhada no canal digital 7.1, no streaming do site tve.com.br e no canal no Youtube, e a da FM Cultura pela frequência 107,7 MHz e no site fmculura.com.br.

 

Texto e foto: Clarice Passos/TVE

 

Leia também:

SindJoRS solicita audiência ao ministro Paulo Pimenta para tratar da comunicação pública no estado

Frente Jurídica obtém prorrogação do prazo que suspende processos de demissão de servidores da ex Fundação Piratini

A luta é por continuar existindo