Na última sexta-feira (05.05), a 1ª vice-presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – SindJoRS -, Carla Seabra, representou a entidade, no 3º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS, em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa – ARI. 

 

A cerimônia aconteceu no plenário do TRE-RS com a presença de autoridades e jornalistas dos mais diversos veículos e assessorias, além de estudantes e professores universitários.

 

O Desembargador Francisco José Moesch, presidente do TRE-RS (foto) fez um discurso inspirador, onde destacou a importância de uma imprensa livre e do jornalismo de qualidade, pautado pela ética e pela verdade, “sustentáculo do Estado Democrático de Direito. Ele também assinalou a importância da imprensa para o processo eleitoral de 2002, quando o sistema foi atacado e colocado em prova. Moesch assinalou que não houve sequer um único recurso, num universo de 1.500 candidatos, comprovando a lisura e seriedade do processo eleitoral. Ele também criticou o crescimento de fake news, dizendo que “sem o trabalho dos profissionais e das empresas jornalísticas, que garantem notícias e informações às pessoas, vamos continuar a ver a proliferação da desinformação, o desmanche das ligações cívicas, a erosão do reconhecimento das normas democráticas e o enfraquecimento da confiança nas instituições, que são essenciais à nossa sobrevivência como sociedade”. Estava presente, também, a Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, vice-presidenta do TRE-RS e Corregedora do Tribunal, que assumirá a presidência no próximo dia 29 de maio. 

 

A 1ª vice-presidenta do SindJoRS, Carla Seabra (foto), em seu discurso, falou da importância da imprensa livre para garantia da nossa democracia e do jornalismo de qualidade, alertando que a  categoria vive de lutas e que há sempre um direito a ser conquistado e que, “por ora, temos duas batalhas: o PL 2630 (Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet), que ainda precisa ser discutido para inclusão dos jornalistas e o jornalismo independente; e a PEC 206/2012, que restitui a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Nos bancos universitários é que recebemos as ferramentas qualificadoras e os ensinamentos éticos, com os quais precisamos nortear nossas ações”. Carla ainda assinalou que os jornalistas não podem, jamais, esquecer a sua função social. Por fim, parabenizou os concorrentes e o TRE-RS, na pessoa do Desembargador Francisco José Moesch, falando de sua experiência como presidente de seção eleitoral, há longos anos, reforçando a lisura do processo e o esforço de todos para que o cidadão exerça seu de voto direito com transparência. (Trecho do discurso em https://rb.gy/8pqvq)

 

Os trabalhos jornalísticos da 3ª edição do prêmio foram veiculados de 1º de janeiro do ano passado a 31 de janeiro deste ano, que tratassem das eleições, Justiça Eleitoral, cidadania, democracia, política e reforma eleitoral. Foram duas categorias premiadas: “Profissional” e “Destaque Acadêmico”.

 

 

Destaque Acadêmico 

1º lugar: Bruna Machado, com a reportagem “A violência Política de Gênero no Legislativo Municipal” (UNISINOS). (foto)

2º lugar: Juliana Hoff Affeldt e Fabiana Damian, com a reportagem “Últimos Dias para Regularizar o Título Eleitoral: como pensam os Jovens Brasileiros” (PUC-RS). 

3º lugar: Arthur Carvalho Vieira, com a reportagem “A Surpreendente corrida Eleitoral de Edgar Pretto” (UNIRITTER).

 

Profissional 

1º – Humberto Trezzi, com a reportagem “Como se Organizam e Agem os Manifestantes que Pedem Intervenção Militar” (portal GZH).  

2º – Mauren Xavier, com a reportagem “Os Jovens e a desconfiança com a Política” (Correio do Povo).  

3º – Débora Ertel, com a reportagem “Projeto Grupo Sinos Explica” (Jornal NH).  

4º – Eduardo Matos, com a reportagem “8 de janeiro: a tentativa de golpe” (Rádio Gaúcha).

 

 

Homenagem

 

A jornalista Rosane de Oliveira (foto), do grupo RBS, recebeu uma homenagem especial pela trajetória jornalística em favor da liberdade de imprensa, do estado democrático de direito e das Instituições de Estado. Ela, que está em tratamento de saúde, celebrou os resultados dos exames médicos e agradeceu emocionada a homenagem do TRE-RS. 

 

 

 

Texto e fotos: Carla Seabra / Diretoria do SindJoRS