Evento vai consolidar propostas em documento a ser lançado nos fóruns sociais das Resistências e Justiça e Democracia

 

Nos dias 8 e 9 de abril, a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública promove o Seminário Reconstrói EBC e a Comunicação Pública. O objetivo é debater propostas para a retomada do projeto, interrompido com o golpe de 2016, e consolidar um documento a ser lançado no Fórum Social das Resistências (FSR) e Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que ocorrerão dos dias 26 a 30 de abril em Porto Alegre.

 

Após uma chamada pública para contribuições, o material enviado pela sociedade civil, grupos de pesquisa, entidades sindicais e especialistas da área será organizado por uma comissão preparatória e debatido por todos os interessados nos grupos de trabalho durante o Seminário. A ideia é apresentar o Caderno de Propostas para a EBC e a Comunicação Pública resultante do evento às candidaturas à presidência da República.

 

O evento tem inscrições gratuitas através do link https://doity.com.br/seminario-reconstroi-ebc. A inscrição deve ser feita em apenas um dos três eixos do seminário.

 

Eixo 1. Gestão, Estrutura e Participação Democrática

Este grupo se propõe a discutir a reconstrução da EBC e das bases da comunicação pública de forma nitidamente separada da comunicação governamental, com mecanismos de preservação da autonomia, papel estratégico na relação com a rede de mídias públicas nacional e regionais, participação e controle social definidos por critérios democráticos, e demais aspectos da estrutura necessária para uma gestão democrática da empresa e de um sistema de comunicação pública.

 

Facilitadoras: Ana Fleck (Conselho Curador Cassado da EBC) e Mariana Martins (LapCom/UnB)

 

Eixo 2. Conteúdo e Diversidade

Este grupo propõe uma discussão sobre como garantir a representação e o protagonismo criador da diversidade étnica, de gênero, religiosa e geográfica, com especial atenção para os segmentos historicamente invisibilizados, nos conteúdos jornalísticos, educativos e artísticos exibidos nos veículos da EBC e da Rede de Comunicação Pública, sejam eles de produção própria ou externa.

 

Facilitadores: Marcio Garoni (Fenaj) e Samantha Ribeiro (Radialista da EBC)

 

Eixo 3: Desenvolvimento e sustentabilidade

A comunicação é antes de tudo um direito humano, fundamental à democracia e ao exercício da cidadania. Além disso, as atividades do setor podem e devem ser instrumentos de desenvolvimento econômico e social. A economia criativa, a cultura, as indústrias da informação e do entretenimento são campos férteis à inovação e inventividade. Conforme previsto na Constituição de 1988, o sistema de comunicação no Brasil é baseado na complementaridade entre os serviços privados e públicos. O papel do Estado no apoio e indução da Comunicação Pública é necessário e urgente, também como vetor de desenvolvimento. Nesse sentido, este grupo vai discutir estratégias e iniciativas para garantir a viabilidade econômica e a continuidade da EBC e o fortalecimento da sua contribuição social, assim como apontar estratégias para o fortalecimento da Comunicação Pública nos Estados e Municípios.

 

Facilitadores: Admirson Medeiros Ferro Júnior (Greg) (CUT e FNDC) e Adilson Cabral (Emerge/UFF)

 

Programação

 

Dia 8 de abril

17h – Ato-político de abertura: A comunicação pública e a democracia

Nomes confirmados:
Rita Freire – Conselho Internacional FSM e Conselho Curador Cassado da EBC
Deborah Duprat – Ex-procuradora federal dos Direitos do Cidadão
Ana Fleck – Ex-presidenta do Conselho Curador da EBC
João Jorge – Presidente do Olodum e ex-conselheiro da EBC
Teresa Cruvinel – Ex- presidente
Admirson Medeiros Ferro Júnior (Greg) – CUT e FNDC
Akemi Nitahara – Comissão de Empregados da EBC

Link da transmissão: https://www.facebook.com/emdefesadaEBC/

 

Dia 9 de abril

9h – Mesa de apresentação dos eixos temáticos
Murilo César Ramos – Professor da UnB
Octavio Pierante – Professor do PPGMiT/Unesp
Juliana Cézar Nunes – Diretora do Sindicato dos Jornalistas do DF e integrante do Cojira-DF

Link da transmissão: https://www.facebook.com/emdefesadaEBC/

 

10h – Reunião dos grupos temáticos

 

12h – Apresentação do debate de cada eixo temático e encerramento

Link da transmissão: https://www.facebook.com/emdefesadaEBC/

 

Entidades promotoras

Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública; Ouvidoria Cidadã da EBC; Comissão de Empregados da EBC; Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada; Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC); Abong; Instituto Paulo Freire; Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC); ABC Pública; Sindjor-RS; Brasil de Fato RS; CUT; SindJor-DF; IDhES; Ceaal; Camp; Contag; Enfoc; Cdhep; Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); UBM; Sindjor-RJ; Barão de Itararé; Abraço Brasil; Cpers; CTNE, Sinrad-RJ; Portal das Favelas; Sinrad-SP; Sindjor-SP; Sinrad-DF; OID; Instituto Hori; APNs, Azeviche; CSP-Conlutas; Amarc-Brasil, Jornalistas Livres.

 

Fonte: Redação Brasil de Fato | Porto Alegre | 04 de Abril de 2022, às 16:21 | Edição: Marcelo Ferreira