O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS comunica que foi aberto, entre os dias 21 a 26 de agosto de 2023, o primeiro período de oposição à Cota de Solidariedade referente à convenção coletiva de trabalho 2023/2024, que foi aprovada, por unanimidade, na assembleia geral virtual da categoria, que ocorreu no dia 10 de maio de 2023. Mas você sabe para que serve essa receita que o SindJoRS recebe?

 

Os recursos oriundos da Cota de Solidariedade são utilizados na manutenção das atividades administrativas do Sindicato e, igualmente, das assessorias jurídica e contábil que, para além do apoio e consultoria nos direitos trabalhistas e garantia de cumprimento deles por parte das empresas, prestam importante sustentação nas nossas Negociações Coletivas de Trabalho (CCT). Este ano, por exemplo, conquistamos o primeiro reajuste com ganho real e pago em parcela única em 13 anos – a última vez que isso ocorreu foi em 2010. Os reajustes salariais recebidos, anualmente, são fruto de diversas reuniões entre a direção do SindJoRS e os dois sindicatos patronais, das empresas proprietárias de jornais e revistas e de rádios e televisões. Também conseguimos manter a cláusula sobre trabalhos reproduzidos e reativar a comissão paritária para tratar de questões sobre saúde, segurança e qualidade de vida da categoria onde vamos desenvolver campanhas de prevenção da violência e de assédio no trabalho.

 

A Negociação Coletiva 2023-2024 foi fechada após o SindJoRS encaminhar o acordo para mediação pelo vice-presidente da Justiça do Trabalho, desembargador Ricardo de Almeida Hoffmeister Martins Costa, que ocorreu de forma híbrida, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, reunindo a diretoria do SindJoRS, sindicatos patronais (Rádio e Televisão; Jornais e Revistas), e respectivos assessores jurídicos. As e os jornalistas receberão, na folha de outubro, a integralidade do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), 3,74%, e 0,06% de aumento real, totalizando 3,80%, pagos em uma única parcela, de forma retroativa à data-base da categoria (junho de 2023) e sem diferenciação entre faixas salariais.

 

Utilizamos o valor da Cota de Solidariedade, que possibilita na mesa de negociação conquistas sociais para as e os jornalistas, para honrar alguns dos compromissos financeiros que temos a cumprir, mensalmente, que faz manter ativo nosso Sindicato. E é sempre oportuno lembrar que todos os diretores são voluntários e, portanto, não remunerados. Estaremos aqui sempre que precisarem de orientação, apoio e, quem sabe, conhecerem e participarem dessa luta. Cláusulas sociais contidas na Convenção Coletiva de Trabalho – CCT são frutos de muita negociação, ao longo dos 81 anos do SindJoRS. Auxílio-creche, auxílio-funeral de dois pisos salariais, seguro viagem de 24 pisos salariais, pagamento adicional de diária e alimentação, quando em viagem, estabilidade de um ano para o jornalista em vias de se aposentar, salário substituição, pagamento de trabalhos reproduzidos, crédito às fotografias publicadas, complementação salarial no auxílio-doença, ampliação para uma semana o luto pela morte de parentes em 1º grau, são conquistas do Sindicato de Jornalistas, ao longo destes anos de luta pelos direitos da categoria. Desde a simples garantia de transporte, em trabalho externo, existe uma série de normatizações nas 48 cláusulas da CCT, decorrentes de inúmeras reuniões de diferentes gestões do SindJoRS junto à patronal.

 

No entanto, cabe salientar que a Cláusula Quadragésima Segunda da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 seguindo os “termos da deliberação expressa e” prévia concedida em Assembleia Geral, com o voto de associados ao Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS, os empregadores procederão ao desconto de uma Cota de Solidariedade, em favor do Sindicato Profissional, em valor correspondente a 03 (três) dias de salário, sendo meio dia a cada dois meses. E que fica garantido, nos exatos termos estabelecidos, em Compromisso de Ajustamento de Conduta, firmado com o Ministério Público do Trabalho e, aqui, estendida aos associados do Sindicato Profissional, o direito de oposição à contribuição, para o qual o Sindicato Profissional abrirá prazo em duas oportunidades ao ano. O segundo período para oposição à cota de solidariedade, da convenção coletiva de trabalho 2023/2024, será no mês de fevereiro de 2024. As datas serão amplamente divulgadas pelo nosso site e também pelas redes sociais desse Sindicato.

 

E, para finalizar, deixamos aqui um convite: Sindicalize-se!  É fácil, é on-line e te fortalece! Contribuições voluntárias também são bem-vindas para a manutenção desta entidade. Os pagamentos, em forma de doação, podem ser feitos com depósito bancário, em uma das contas correntes do SindJoRS (CNPJ – 92.955.202/0001-05), e também pelo pagamento eletrônico PIX ou no site da entidade:

Banrisul – 041

Ag 0062

C/C 2002691404

PIX: 92955202000105

 

Saudações sindicais!