O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) definiu em assembleia a delegação habilitada a representar a entidade na 22ª edição do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). O evento é uma realização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), que sedia o encontro em Salvador de 16 a 19 de novembro de 2023. A ideia é reunir aproximadamente 300 participantes de todo o país.

 

A Assembleia Geral convocada para escolha das e dos delegados do SindJoRS ao encontro nacional foi realizada no sábado (21) e ficou aberta até terça-feira (25) para término do prazo de envio de emendas às teses que nortearão o evento (veja aqui). Foi definido que o SindJoRS custeará as despesas de um representante da Diretoria Executiva e que os demais eleitos dependerão de patrocínio ou de custeio próprio. A delegação eleita foi: Silvia Fernandes (com despesas custeadas pelo SindJoRS), Celso Schröder, Letícia Castro, Vera Daisy Barcellos e Stela Pastore.

 

Discussão das teses e propostas

Após a definição da delegação foi criado um grupo que discutiu as teses, e foi proposta uma emenda à tese 2, com relação às e aos jornalistas que atuam tanto no serviço público como no segmento privado. A proposta reafirma posições defendidas pela Fenaj e reforça a necessidade de que profissional que exerça função jornalística deve ser contratado como tal – e não como “analista de comunicação” ou denominação similar. Também deve haver a exigência do registro profissional, respeito à jornada especial de 5 horas diárias, garantida na legislação nacional que regulamenta a profissão – lembrando que o que caiu foi a exigência do diploma, as outras questões da lei permaneceram, com garantia por negociação ou via judicial por parte da Fenaj e Sindicatos; e defesa de que jornalistas tanto do segmento privado quanto do setor público têm direito à negociação coletiva e ao estabelecimento de acordos coletivos.

 

A emenda, considerou a delegação, se faz necessária devido ao fato dos pontos referidos, a saber, a terminologia “analista de comunicação” e respeito à jornada especial e direito à negociação coletiva serem demandas que dizem respeito não apenas ao serviço público, visto que há registro dos mesmos problemas no segmento privado, em especial em agências de comunicação, que utilizam essa terminologia para ultrapassar o número de horas estipuladas sem acordo prévio, desrespeitando a jornada e precarizando a profissão, estando elas utilizando os serviços jornalísticos de profissionais formados em jornalismo, tais como entrevistas, reportagens, edição e publicação de informativos, jornais ou revistas, produção de notícias para sites, clipping, entre outros privativos da profissão, indo além da mera divulgação de informações institucionais ou do uso de ferramentas de marketing. Além disso, o grupo considerou que esses pontos não estavam suficientemente explicitados nesta ou nas outras duas teses-guia propostas, em especial a correlação da terminologia com a jornada.

 

Saiba mais sobre 22º ENJAI

O ENJAI é realizado a cada dois anos e teve sua última edição em 2017, por conta da interrupção provocada pela pandemia de covid-19, voltando a ocorrer em um momento de reafirmação da necessidade de qualificação do Jornalismo para enfrentar a pandemia de fake News, que prejudica o ambiente democrático e subverte a construção da cidadania, alicerce para o desenvolvimento e a inclusão.

 

Jornalistas, especialistas, professores universitários, estudantes e dirigentes sindicais comporão o público presente, que debaterão atuação profissional, responsabilidade, ética, compromisso com o direito do cidadão à informação de qualidade, políticas públicas de comunicação, além de desafios do momento, como as mudanças nas relações de trabalho e a aplicação da inovação no cotidiano da assessoria.

 

Os participantes, de todo o país, podem ser delegados ou observadores. Os delegados deverão ser eleitos pelos 31 Sindicatos filiados em Encontros Estaduais de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAIs) ou em Assembleias Gerais. Cada Sindicato poderá inscrever um delegado estudante, também eleito no evento prévio local, além do número de delegados profissionais.

 

Inscrições, programação e outras informações disponíveis no site www.enjai.com.br.

 

Texto: Letícia Castro/Diretoria SindJoRS

Veja também

SindJoRS convoca Assembleia Geral Ordinária para eleição de delegação que representará o Rio Grande do Sul no 22º ENJAI