O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors, atento para a integridade física dos profissionais que irão cobrir as manifestações de 7 de Setembro, coloca à disposição o telefone/whatsapp (51) 99174-3053, da presidenta Laura Santos Rocha, para atender as/os jornalistas que venham a sofrer algum tipo de violência. O procedimento é também uma recomendação da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj para todos os Sindicatos filiados.

 

Além da manutenção de equipes de plantão, a Fenaj orienta para que os sindicatos enviem ofício às empresas empregadoras, “alertando para os riscos de agressões por parte dos manifestantes bolsonaristas” e pedindo a adoção de medidas protetivas, como por exemplo, a garantia de que repórteres, repórteres fotográficos e cinematográficos não cubram manifestações sozinhos. Outra orientação é a de comunicar às autoridades competentes casos de ameaças prévias a jornalistas e/ou veículos de comunicação e orientar as/os trabalhadores agredidos a registrar Boletim de Ocorrência.

 

A Fenaj sugere a leitura do “Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral “, elaborado pelo Sindicato dos Jornalistas de SP e disponível neste endereço eletrônico.

 

Os Sindicatos filiados foram convidados a participar das manifestações do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas e a convocar a categoria para se engajar nas atividades em seus estados/cidades. Este ano, o tema é “Brasil: 200 anos de independência para quem?”.

 

Clique aqui para ler o comunicado oficial da Fenaj.

 

Texto: Letícia Castro/Diretoria Sindjors

 

Leia também:

Segurança dos Jornalistas: FENAJ orienta sindicatos sobre cobertura do 7 de Setembro