Como relatar sobre novas variantes da COVID-19, o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e as medidas sanitárias? Por meio de uma parceria com o Centro Knight para o Jornalismo e a Organização Mundial de Saúde (OMS), a UNESCO apresenta um novo webinar destinado a jornalistas. O objetivo é apoiá-los na abordagem profissional dessas questões.

 

O webinar “Variantes, vacinas e medicamentos: o que os jornalistas precisam saber para melhorar a cobertura sobre a COVID-19” acontecerá no dia 27 de janeiro, entre 6 e 9 horas da manhã (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo pelo Zoom e pelo YouTube em inglês, com tradução simultânea para árabe, francês, espanhol e português.

 

“A cada mudança de rumos da pandemia da COVID-19 e da desinfodemia que a acompanha, nunca foi tão importante a necessidade de um jornalismo consciente e com base no conhecimento. À medida que surgem novas variantes, vacinas são distribuídas e novos medicamentos são desenvolvidos, a UNESCO se orgulha de trabalhar com parceiros e apoiar jornalistas com ferramentas e recursos em seu importante trabalho, fornecendo à esfera pública informações precisas, verificadas e oportunas. Muitas habilidades na cobertura da pandemia também são úteis para desmascarar a desinformação sobre outras histórias importantes, como eleições, mudança climática e desastres naturais”.


Tawfik Jelassi, diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO

 

O evento é organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, em Austin, em parceria com a UNESCO e a OMS, Financiado pela OMS e pelo Programa de Multidoadores da UNESCO para a Liberdade de Expressão e a Segurança de Jornalistas.

 

“Nunca foi tão urgente comunicar de maneira clara e cuidadosa sobre ciência e saúde pública. Na OMS, nós somos gratos aos jornalistas de todo o mundo que trabalharam tanto para transmitir questões complexas durante a pandemia da COVID-19 e refletir as vozes das pessoas ao redor do mundo, enquanto atravessavam essa crise sem precedentes. Este webinar é o próximo passo em nossa colaboração contínua”.


Gabriella Stern, diretora de Comunicações da OMS.

 

“Temos o prazer de novamente unir forças com a UNESCO e a OMS para continuar nossos esforços para alcançar milhares de jornalistas em todo o mundo, em várias línguas, com recursos e treinamento para ajudá-los a melhorar sua cobertura da pandemia”, diz o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight.

 

Um notável grupo de jornalistas científicos, cientistas e especialistas de outras áreas discutirá maneiras de melhorar a cobertura da imprensa sobre a pandemia e questões fundamentais que repórteres e editores devem considerar ao informar o público sobre a COVID-19. O webinar também abordará formas de combater a desinformação.

 

Os palestrantes são:

  • Guilherme Canela, chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas, UNESCO
  • Gabriella Stern, diretora de Comunicações, OMS
  • Deborah Blum, diretora do Knight Jornalismo Científico, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
  • Davey Alba, repórter do New York Times (Estados Unidos)
  • Federico Kukso, jornalista científico independente e membro do conselho da Federação Mundial de Jornalistas Científicos (WFSJ, na sigla em inglês) (Argentina)
  • Mandi Smallhorne, presidente da Associação Sul-Africana de Jornalistas Científicos e vice-presidente da WFSJ (África do Sul)
  • Jane Qiu, jornalista científica independente (China)
  • Kai Kupferschmidt, repórter da Science Magazine (Alemanha)
  • Angela Rasmussen, virologista da Organização de Vacinas e Doenças Infecciosas da Universidade de Saskatchewan (Canadá)
  • Purvi Parikh, alergista e imunologista do grupo Allergy and Asthma Associates of Murray Hill e professor adjunto clínico da New York University School of Medicine (Estados Unidos)
  • Akin Jomah, editor da Nature Africa (Nigéria)
  • Amy Maxmen, repórter sênior da Nature (Estados Unidos)
  • Josh Michaud, diretor associado de Saúde Mundial da Kaiser Family Foundation (Estados Unidos)
  • Mohammed Yahia, editor executivo da Nature Research no Oriente Médio (Egito)
  • Maria van Kerkhove, responsável técnica sobre COVID-19 da OMS
  • Margaret Harris, porta-voz para COVID-19 da OMS

 

As gravações multilíngues do webinar serão adicionadas a um hub especial de cursos e recursos (courses & resources) sobre a cobertura da COVID-19, hospedado no site de Cursos de Jornalismo do Centro Knight. Esse hub de materiais pedagógicos tem links para resumos, cursos autodirigidos sobre cobertura da pandemia e vacinas, e o webinar “Cobertura das vacinas contra COVID-19: o que os jornalistas precisam saber”, realizado em 2021, que recebeu mais de 10 mil visualizações e está disponível em 13 línguas. O hub também foi criado pelo Centro Knight, em parceria com a UNESCO e com financiamento da União Europeia.

 

Para obter mais informações e para se inscrever no webinar, clique aqui.

 

Fonte: Nações Unidas Brasil