Delegada do SindJoRS, junto ao Correio do Povo, onde é coordenadora, a jornalista recebeu homenagem pelo Dia do Trabalhador, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Lutando pelo restabelecimento da saúde, desde o ano passado, Luciamem Caiaffo Winck assistiu a homenagem, em casa, pela TV Câmara, no último dia 03 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A única jornalista destacada, dentre 36 pessoas, ela conta que “nunca chorei tanto na vida”. Emocionada, contou que o vereador prometeu visita-la em casa.
Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB) destacou a importância da iniciativa, pelos parlamentares, realizada em uma sessão plenária especial, com galerias lotadas, ao som da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Todos os homenageados foram muito aplaudidos. O marido de Luciamem, Milton Sardi, recebeu o troféu das mãos do vereador José Freitas (Republicanos), propositor da homenagem à jornalista, no evento que integra o calendário de atividades da Câmara, em alusão aos 250 anos da Casa.
Personagem do SindJoRS Destaca do mês de março (assista a entrevista completa em https://rb.gy/bhxp5), Lu Winck decidiu que seria jornalista aos cinco anos de idade e, aos 37 de carreira, sendo 30 dedicados ao Correio do Povo, tem a certeza de que escolheu o caminho certo. “Hoje tenho a convicção de que um sonho nascido na infância (eu tinha cinco anos quando falei pela primeira vez: eu quero ser jornalista) se consolidou. Não foi fácil. Passaram-se 53 anos, desde então, e somo hoje 37 anos de profissão, sendo 30 dedicados ao Correio do Povo – minha segunda casa e que, em vários momentos de minha carreira, foi a primeira casa”, disse ela, emocionada.
Com um tratamento de saúde exigente, Lu já emagreceu 30 quilos, desde 2 de dezembro do ano passado. Mas ela segue firme, fortalecida pelo apoio e afeto de amigos e colegas. “Nesses 37 anos foram muitas batalhas travadas, mas nenhuma parecida com a que travo hoje, que é a luta pela vida. Estou em home office desde 26 de dezembro e espero, em breve, voltar para minha casa”, diz ela, referindo-se à redação do Correio do Povo.
Com a certeza do dever cumprido, Luciamem também disse que “receber a distinção no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, sendo a única jornalista homenageada, é a certeza de que fiz tudo certo”.
Essa certeza, toda a imprensa gaúcha já tem. O SindJoRS parabeniza a jornalista e delegada deste Sindicato pela carreira, pela força nas lutas do viver e pela homenagem recebida da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Texto: Carla Seabra/Diretoria SindJoRS
Fotos: Ricardo Giusti/Correio do Povo