O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS, com grande pesar, comunica a morte do jornalista Voltaire Porto, nesta noite (13/12). O corpo do comunicador foi encontrado por familiares e as circunstâncias ainda não foram informadas. Ele havia trabalhado normalmente pela manhã, na Rádio Guaíba.

 

A morte aconteceu por volta das 20 horas, no bairro Jardim Itu, onde Voltaire morava com a esposa Kamilla, com quem era casado desde 2008, e três filhos pequenos, uma menina e dois meninos. Familiares teriam encontrado o jornalista já sem vida.

 

Formado em jornalismo pela Ulbra, Voltaire Porto era natural de Porto Alegre. No último dia 03 de novembro completara 47 anos. Ele trabalhou na RecordTV RS por 15 anos, onde foi repórter policial e apresentador. Desde a estreia do Cidade Alerta, em 2016, ficou à frente do programa e, eventualmente, também apresentava o Balanço Geral. Foi ele quem insistiu na construção de um piquete, no pátio da Record, no Morro Santa Teresa, de onde passou a apresentar o Balanço Geral de sábado, quando reunia música, danças gaúchas, brincadeiras, churrasco, um formato bem diferente. O próprio Voltaire chamava o programa de Voltaire Porto Show, “puro bagualismo e puro chucrismo”, bordão que repetia sempre. Na Rádio Guaíba, foi parceiro de diversos apresentadores no jornalístico matutino Bom Dia.

 

De acordo com pessoas próximas, desde que havia saído da RecordTV RS, em março de 2022, quando voltou de férias, ele estava deprimido. Poucos minutos após a morte, amigos e colegas, além de fãs e vizinhos do comunicador se manifestaram nas redes sociais. A 1ª Vice-presidenta do SindJoRS, Carla Seabra, trabalhou com Voltaire, no Cidade Alerta RS e no Balanço. De acordo com ela, “Voltaire era uma pessoa de coração enorme, amoroso, super dedicado à família, um colega muito querido, amava o que fazia, era apaixonado pelo Cidade Alerta, mas o xodó dele era mesmo o Balanço Geral de sábado. Acredito que o fim do programa no formato que ele havia criado e, depois, a demissão da tv, tenham afetado muito a saúde emocional dele”. E continua: “uma lástima, o Rio Grande do Sul perde um excelente jornalista, os amigos ficam sem a alegria dele e a televisão do nosso Estado mais pobre. A família dele vai precisar de muito apoio e carinho de todos os amigos e colegas”.

 

 

Ainda não há informações sobre o velório e enterro do apresentador.

 

Texto: Diretoria SindJoRS e Fotos: arquivo pessoal