O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS realiza, nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, das 8 às 20 horas, eleições para escolha das delegadas e dos delegados sindicais regionais e das redações.

 

Depois de um período de inscrições prorrogado (de 06 a 12 de dezembro), acontece, a partir da quarta-feira (14/12) a eleição de delegadas e delegados nas redações dos veículos e, também, das delegacias regionais do Estado. O processo será feito de forma virtual, como no ano passado. Ao todo, 11 candidatas e candidatos concorrem como representantes do Sindicato, cinco em empresas de Porto Alegre e seis que irão representar as regiões de Pelotas, Rio Grande (03), Erechim e Passo Fundo, no interior do Estado.

 

A presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha, destaca a importância do processo eleitoral e, principalmente, o número de jornalistas inscritos: “estamos muito satisfeitos com o aumento significativo da participação das e dos colegas. Mesmo reconhecendo que não alcançamos a totalidade dos veículos, com candidatas e candidatos na Capital e Interior, é preciso considerar que esta é uma disputa saudável e que reforça o processo democrático desta gestão”.

 

A delegada ou delegado sindical é quem representa o SindJoRS, dentro da redação do veículo em que atua. É por meio deste profissional que demandas e propostas da categoria chegam até a entidade com maior agilidade. Todos os jornalistas, sindicalizados ou não (basta ser jornalista registrado), estão aptos a votar na candidata ou candidato que concorre pela empresa em que trabalham. A escolha ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro próximos, das 8 às 20 horas. O link será disponibilizado para as e os candidatos e também para o departamento de recursos humanos das empresas. É importante ter em mãos o número do registro profissional.

 

Concorrem os seguintes candidatos (por veículo e região):

DELEGADOS SINDICAIS

TVE RS – Lírian Sifuentes
RecordTV RS – Mêlanie Albuquerque
Rede Pampa (Jornal O Sul) – Elaine Araújo
Jornal do Comércio – Bruna Fernanda Suptitz
Correio do Povo – Luciamen Winck

 

DELEGADOS REGIONAIS

Delegacia Rio Grande – André Zenobini Nascimento, Andrea Amaral Müller e Michelle Pereira Rossetini
Delegacia de Pelotas – Niara de Oliveira
Delegacia de Erechim – Edson Luiz Rosa
Delegacia de Passo Fundo – Rosângela Aparecida Borges

 

Os representantes regionais das delegacias de Pelotas, Erechim e Passo Fundo terão nomeação direta da diretoria executiva desta gestão, com mandato estabelecido por um ano, sendo depois disso obrigatórias eleições diretas.

 

Texto: Viviane Finkielsztejn e Arte: Pedro Dreher/Diretoria SindJoRS