O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS realiza, nos próximos dias 06 e 07 de dezembro (quarta-feira e quinta-feira), eleições para escolha das delegadas e dos delegados sindicais e regionais. A eleição das redações dos veículos e, também, das delegacias regionais do Estado acontece de forma virtual, como no ano passado, e durante o horário de votação estabelecido, das 8h às 20h, colegas podem tirar suas dúvidas no Whatsapp da entidade: (51) 3228-8146. Ao todo, nove candidatas e candidatos concorrem como representantes do Sindicato, sete em empresas de Porto Alegre e dois que irão formar as regiões de Santa Maria e São Leopoldo, no interior do Estado.

 

A delegada ou delegado sindical e regional é quem representa o SindJoRS, dentro da redação do veículo ou região em que atua. É por meio deste profissional que demandas e propostas da categoria chegam até a entidade com maior agilidade. Todos os colegas, sindicalizados ou não (basta ser jornalista com registrado profissional no Ministério do Trabalho), estão aptos a votar na candidata ou candidato que concorre pela empresa em que trabalham. A escolha ocorre nos dias 06 e 07 de dezembro próximos, das 8h às 20h. O link específico de cada redação ou região será disponibilizado para as e os candidatos repassarem aos seus colegas e, também, para o departamento de recursos humanos das empresas. É importante ter em mãos o número do registro profissional. Quem tiver interesse pode solicitar também via e-mail para secretaria@jornalistas-rs.org.br.

 

“Conseguimos aumento significativo da participação de colegas de diferentes redações e o retorno de algumas delegacias que há anos não estavam inscritas nesse processo eleitoral. Isso demonstra que estamos indo pelo caminho certo e que a nossa categoria está entendendo a importância de fortalecer a luta sindical para a manutenção e conquista de nossos direitos. Mesmo reconhecendo que não alcançamos a totalidade dos veículos, com candidatas e candidatos na Capital e no Interior, é preciso considerar que esta é uma disputa saudável e que reforça o processo democrático desta gestão”, salienta a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha.

 

Concorrem os seguintes candidatos (por veículo e região):

Delegacias regionais

João Ávila – São Leopoldo/RS (Vale do Sinos)

Mateus Campos de Azevedo – Santa Maria/RS (Centro)

 

Delegadas e delegados sindicais

Bruna Fernanda Suptitz – Jornal do Comércio

Elaine Barcellos de Araújo – O Sul

Jonas Ribeiro de Campos – RBS TV

Juliano Martins Soares – Record TV

Lívia Guilhermano da Silva – TVE e FM Cultura

Luciamem Winck – Correio do Povo

Marco Bocardi – SBT

 

Os representantes regionais, eleitos anteriormente, das delegacias de Pelotas (Zona Sul – Niara de Oliveira), Rio Grande (Litoral Sul – André Zenobini) e Passo Fundo (Planalto Médio – Rosângela Aparecida Borges) permanecem em seus cargos.

 

Texto e arte: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS

 

Leia também:

SindJoRS abre inscrições para delegadas e delegados 2023/2024