A presidenta, Laura Santos Rocha (na foto, ao centro), a segunda secretária, Rosa Maria Pitsch (E), e a diretora do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), Letícia Castro (D), participaram na tarde de terça-feira (16/05) da primeira reunião do Conselho Sindical Consultivo (CSC) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

 

Na ocasião, as dirigentes entregaram ao novo superintendente regional, Claudir Nespolo (acima), um kit com o material relativo à campanha pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/12, que restabelece a exigência de diploma para o exercício profissional do jornalismo e, também, subsídios sobre o Projeto de Lei (PL) 2630 que trata sobre a regulamentação das Fake News, as notícias falsas, tão prejudiciais para a nossa sociedade, e sobre a remuneração de conteúdo nas big techs para a categoria das e dos jornalistas.

 

 

Ao abrir o encontro, Claudir Nespolo, ressaltou a retomada da vocação histórica de “andar juntos” entre o órgão federal e o meio sindical para aperfeiçoar o relacionamento e traçar estratégias conjuntas.

 

Claudir apresentou a atual situação administrativa da SRTE no Rio Grande do Sul, de carência de servidores, e advindo de um “desmonte” promovido pelo governo Bolsonaro. Ele salientou que o Conselho – que está voltando depois de três anos – é um avanço “na construção de um ambiente de trabalho mais justo e harmonioso.” Sinalizou ainda que o CSC passe a se reunir também com o setor empresarial.

 

Plano Emergencial

Para atender as demandas com o atual quadro de servidores até que o governo federal possa realizar concursos para suprir as carências de pessoal, Nespolo afirmou que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou um plano emergencial para suprir o déficit de servidores existente.

 

Explanações dos técnicos

A seguir, Claudir passou a palavra aos técnicos que o assessoram nas novas chefias da SRT. O auditor-fiscal Gerson Pinto, chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho, anunciou a volta do Plantão Fiscal, um serviço de atendimento gratuito ao trabalhador para tirar dúvidas trabalhistas, registrar denúncias e reclamações quanto a infrações trabalhistas ou condições precárias na área de segurança e saúde.

 

 

Sérgio Augusto Garcia, chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho, e Aline Elesbão Martins, chefe da Seção de Relações do Trabalho, continuaram a apresentação das estratégias traçadas para a nova gestão do Ministério do Trabalho e Emprego no RS.

 

“Estamos atentos às dificuldades dos trabalhadores e de portas abertas para ouvir os sindicalistas”, disse Aline, que atua nas mediações trabalhistas. Ela enfatizou que o mais importante sempre é a prevenção de ocasiões que possam impedir situações de degradação e humilhação no ambiente de trabalho.

 

Outros integrantes de direção de centrais sindicais, federações e sindicatos de base estadual também participaram do encontro.

 

Ministro no Estado

O superintendente, que é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre e da CUT-RS, anunciou a presença do ministro do Trabalho e Emprego, no próximo dia 24, em Porto Alegre. Luiz Marinho vem ao Estado para assinar um pacto de trabalho decente na cadeia produtiva da uva e do vinho, quando estará marcando um encontro com as centrais sindicais.

 

Texto: Rosa Pitsch/Diretoria SindJoRS | Fotos: Rosa Pitsch e Matheus Piccini – CUT/RS

 

Leia também:

Superintendente Regional do Trabalho amplia diálogo com movimento sindical do RS