O prefeito Fábio Branco sancionou o projeto de lei de autoria do vereador Luciano Figueiredo instituindo o Dia da Imprensa Rio-grandina, a ser comemorado anualmente no dia 03 de janeiro. O pedido do projeto foi encaminhado pela Delegacia de Jornalistas da Cidade do Rio Grande, do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS).

 

O pedido da data ao Legislativo Municipal partiu da Delegacia de Jornalistas da Cidade do Rio Grande pela contribuição que a imprensa rio-grandina agrega diariamente a vida da cidade. Rio Grande tem em sua história a marca da vanguarda e do pioneirismo. No jornalismo, não é diferente. A data solicitada visa a lembrança de que em 1832 foi criado o primeiro jornal, da então Vila do Rio Grande, e o primeiro jornal do interior da Província de São Pedro, hoje Estado do Rio Grande do Sul: O Noticiador, por iniciativa do farmacêutico maçom Francisco Xavier Ferreira. O nome do fundador batiza ainda uma das mais importantes praças do município.

 

“Criar uma data para a Imprensa Rio-Grandina é uma valorização do jornalismo pioneiro e forte que sempre foi uma marca de nossa cidade. É uma simbologia que aponta no calendário oficial o reconhecimento à imprensa e aos profissionais que diariamente lutam para informar”, afirma o diretor executivo do SindJoRS, André Zenobini. A pesquisa da data contou com o apoio da jornalista Rosane Borges Leite. O vereador Luciano Figueiredo, sobre o tema, afirma: “agradeço a oportunidade de ter sido procurado e de que o meu mandato contribuiu para valorização dos profissionais da imprensa, que trabalham 24 horas por dia pela busca da veracidade dos fatos”.

 

Fonte: Delegacia de Jornalistas da Cidade do Rio Grande