Há cerca de um mês, diretores e diretoras do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS fazem visitas às redações de jornais, rádios e tevês da capital, explicando a importante função do delegado e da delegada sindical e o quão significativo é o fortalecimento da categoria.

 

No período de 6 a 9 de dezembro próximo, estarão abertas as inscrições para jornalistas sindicalizados e sindicalizadas, que desejarem concorrer a delegado ou delegada sindical do SindJoRS, junto à empresa ou região em que atua. Os interessados podem encaminhar a inscrição, dentro do prazo, pelo e-mail secretaria@jornalistas-rs.org.br, colocando seus dados de contato, a empresa às quais são vinculados ou vinculadas, os contatos da pessoa responsável pelos recursos humanos e declarando a intenção de participar do pleito. Para concorrer o ou a jornalista deve ter feito sua sindicalização e estar em dia com as mensalidades, além de estar disposto e disposta a assumir as lutas da categoria e mobilizar, sempre que necessário, os e as colegas jornalistas, para a conquista de direitos e, em especial, respeito. Todos podem participar da votação.

 

“Precisamos unir forças, nas diferentes redações do Rio Grande do Sul, para lutar pela manutenção das nossas atuais conquistas e para definitivamente ter poder de pressão para implementar novos direitos e ganhos reais nas mesas de negociação com os sindicatos patronais”, afirma a presidenta desta entidade, Laura Santos Rocha.

 

É importante lembrar que o delegado e a delegada sindical representa o Sindicato, dentro da redação onde atua, fazendo o papel de escuta de colegas para reportar as reivindicações à diretoria do SindJoRS, trabalhando junto na busca de soluções. É por meio deste e desta profissional que demandas e propostas da categoria chegarão com maior agilidade à entidade, sejam elas internas ou externas, como, por exemplo, a violência pela qual passaram, recentemente, colegas de, pelo menos, três emissoras, que estavam no exercício da profissão, cobrindo manifestações em frente aos quartéis. Outro aspecto de grande relevância é a participação na discussão das convenções coletivas, firmadas anualmente, quando da data-base dos e das jornalistas.

 

A força do SindJoRS é construída com a participação ativa da base. Assim como outros exemplos de sindicatos fortes, é fundamental que a e o jornalista tenham a consciência de que somente teremos força de luta diante dos embates se estivermos em grande número, unidos, ocupando nossos espaços e mostrando que não vamos mais admitir o sucateamento da nossa profissão, o desrespeito e a violência.

 

Passado o período de inscrições, de 6 a 9 de dezembro, as eleições ocorrerão, de forma virtual, de 13 a 15 de dezembro próximo. A delegada ou delegado sindical tem estabilidade durante o período em que exercer a função.

 

Texto: Carla Seabra e Arte: Pedro Dreher/Diretoria SindJoRS