Com a aprovação do acordo coletivo 2021/2022, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) realizou eleições para delegadas e delegados sindicais e regionais, que representarão as e os colegas nas redações e nos municípios de abrangência das delegacias.

 

É por meio da delegada e do delegado sindical que as denúncias de abuso e as propostas de melhoria chegam ao Sindicato com maior agilidade. “As delegadas e os delegados nos proporcionam uma aproximação com as redações e os diferentes municípios do estado. Por meio deles, podemos estreitar os laços, receber e responder as demandas da forma mais eficiente possível”, destaca a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha.

 

O pleito foi realizado entre os dias 14 e 15 de dezembro e a posse ocorreu de forma virtual no final da tarde desta sexta-feira, dia 16 de dezembro.

 

 

A cerimônia contou com a participação de delegadas e delegados eleitas e eleitos e também de integrantes da atual diretoria gestão 2022/2025.

 

Foram eleitos:

 

DELEGADOS SINDICAIS (2022/2023)

TVE RS – Lírian Sifuentes
RecordTV RS – Mêlanie Albuquerque
Rede Pampa (Jornal O Sul) – Elaine Araújo
Jornal do Comércio – Bruna Fernanda Suptitz
Correio do Povo – Luciamen Winck

 

DELEGADOS REGIONAIS ( 2023/2025)

Delegacia Rio Grande – André Zenobini Nascimento, Andrea Amaral Müller e Michelle Pereira Rossetini
Delegacia de Pelotas – Niara de Oliveira
Delegacia de Erechim – Edson Luiz Rosa
Delegacia de Passo Fundo – Rosângela Aparecida Borges

 

 

Os delegados sindicais eleitos tem um ano de estabilidade, previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho, e mais 120 dias para organização da nova eleição.

 

No caso da Delegacia Regional do Rio Grande, que está completa, a gestão encerrará em 2025.

 

E os representantes regionais das delegacias de Pelotas, de Erechim e de Passo Fundo, que foram nomeados de forma direta pela Diretoria Executiva desta gestão, terão o mandato estabelecido por um ano, sendo, depois disso, obrigatórias as eleições diretas para compor a chapa com o Presidenta(e), Tesoureira(o) e Secretária(o).

 

Texto: Viviane Finkielsztejn/Diretoria SindJoRS