A diretoria da Associação Riograndense de Imprensa – ARI reuniu jornalistas, acadêmicos de jornalismo, autoridades, amigos e amigas, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS, no último dia 15, para a entrega do 64º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, comemorativo aos 87 anos da associação.

 

O SindJoRS foi representado pela 1ª vice-presidenta, Carla Seabra, que também participou da avaliação dos trabalhos, assim como os diretores Jorge Leão e Thaís Bretanha, e entregou prêmios aos universitários finalistas de reportagem em vídeo. As avaliações ocorreram, exclusivamente, de forma virtual, obedecendo a cinco critérios, com notas de zero a 10, desde a inscrição até o dia quatro de dezembro. As notas foram somadas e os trabalhos, com as melhores médias, foram premiados.

 

Os convidados foram recepcionados pelo presidente da ARI, José Nunes, e pela 1ª vice-presidenta, Jurema Josefa. O presidente do Conselho Administrativo da associação, o jornalista Batista Filho, e a esposa Olenka, também prestigiaram a cerimônia. Quando do lançamento desta edição do Prêmio, no mês de setembro, a Associação Riograndense de Imprensa homenageou o SindJoRS, pela passagem dos 80 anos do sindicato, representado, na ocasião, pelo 2º vice-presidente, Pedro Dreher.

 

Foram premiados trabalhos em 13 categorias profissionais: reportagem impressa (geral), reportagem econômica, reportagem cultural, reportagem esportiva, reportagem em áudio, reportagem em vídeo, reportagem web e crônica. Foram reconhecidos, também, trabalhos nas categorias arte, fotojornalismo e charge. Duas novas modalidades, neste ano, foram: reportagem nacional, para os jornalistas que atuam fora do Rio Grande do Sul e do Brasil (Os Desgarrados), e reportagem pelos 250 anos de Porto Alegre. Quando do lançamento do prêmio, José Nunes, presidente da ARI, expressou a grande satisfação em premiar jornalistas que estão radicados fora do Estado.

 

A cerimônia foi transmitida pela TVE e pela TV Assembleia, com a coordenação das diretoras Hilda Haubert (TVE) e Michele Limeira (TV Assembleia). A apresentação ficou a cargo da jornalista Daniela Sallet. Estiveram representados a ALERGS, com o presidente da Casa do Povo, deputado Valdeci Oliveira; a Câmara Municipal de Porto Alegre, com o vereador Pedro Ruas (que fez uma homenagem ao jornalista recentemente falecido, Voltaire Porto); e a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, presidenta do Tribunal de Justiça do RS, além de outras autoridades, patrocinadores do prêmio e parceiro da ARI.

 

 

Ao final, o presidente do Conselho, Batista Filho (acima), 64 anos de jornalismo, fez um agradecimento e “deu uma canja’, desejando boas festas a todos.

 

Texto e imagens: Carla Seabra/Diretoria SindJoRS