A CUT-RS, através da Secretaria de Combate ao Racismo, e os sindicatos estão promovendo uma série de atividades ao longo desta semana para celebrar o Dia da Consciência Negra, que ocorre nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, e combater o racismo estrutural na sociedade.

 

O Sindicato dos Bancários Porto Alegre realizará uma live no próximo sábado (21), às 19h30, sobre a negritude bancária. A secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, Isis Garcia, conta que a ideia é contar histórias de trabalhadores e trabalhadoras da raça negra.

 

“Não podemos nunca esquecer as dificuldades, o racismo estrutural, toda essa carga histórica que acompanha nossas heranças e nossa trajetória. Mas também está mais do que na hora de mostrarmos que, apesar de todas as dificuldades, temos muitos exemplos de negras e negros que conseguiram buscar o que a uma geração parecia impossível”, salienta Isis, que é bancária do Itaú.

 

Isis Garcia, secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS

 

Live nacional

A CUT Brasil realiza também nesta sexta, com horário alterado para as 16h, a live “O Racismo Estrutural, a Democracia Racial e o Papel dos Sujeitos Brancos”, que pode ser acompanhada nas páginas da CUT Brasil e da CUT-RS no Facebook.

 

Com duas horas de programação, a transmissão ao vivo terá cultura, música e muita informação sobre combate ao racismo e dados acerca da realidade da população negra no mundo do trabalho e na vida. A apresentação será feita pelas secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, Anatalina Lourenço, e a secretária nacional adjunta de Combate ao Racismo, Rosana Sousa Fernandes. O âncora será o jornalista e radialista Andre Accarini.

 

Carmen Foro, secretária-geral da CUT Brasil

 

O ex-presidente Lula também deve mandar seu recado, assim como outras organizações, artistas e representantes de diversas entidades sindicais. A live também vai celebrar os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial.

 

Maior representação no parlamento reforça luta antirracista

Isis revela que, apesar das discriminações, dos preconceitos e do genocídio da juventude negra, é preciso comemorar o aumento da representatividade preta nos legislativos municipais. Em Porto Alegre, foi eleita uma bancada de cinco parlamentares. São elas – Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Daiana Santos (PCdoB) – e Matheus Gomes (PSOL).

 

 

Isso ocorreu na esteira dos protestos do movimento “Vidas Negras Importam”, que denunciou a violência policial nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. No Brasil, houve importantes manifestações em meio à pandemia que cobraram medidas do governo Bolsonaro de combate ao genocídio da população negra e periférica nos grandes centros urbanos.

 

“Estamos vivenciando um marco na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Conquistamos cinco representantes da cor preta para defender as pautas antirracistas, como a dos jovens terem o direito de usufruírem da cidade com equidade. Este resultado eleitoral mostra o nosso poder de organização, a vontade política e a capacidade de mudarmos a realidade tão desigual que aqui vivemos”, destaca Isis.

 

“Tenho certeza que serão criados projetos de lei para começar a reparar as injustiças históricas que levaram à disseminação do racismo e à exclusão social da raça negra”, conclui.

 

Leia mais:

Bancários promovem live show da Consciência Negra no próximo sábado

Live da CUT Brasil no dia 20 vai ter música, diálogo, cultura e luta contra racismo

Assista ao vídeo de Isis Garcia

 

 

Fonte: CUT-RS com CUT Brasil e SindBancários