A exemplo do que aconteceu com os candidatos e candidatas à prefeitura de Porto Alegre, que receberam uma carta-proposta assinada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) e pelo Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), aqueles que disputam o cargo de chefe do executivo das 20 maiores cidades gaúchas também estão convidados a se juntar aos jornalistas em suas reivindicações.

 

No documento, enviado a cada candidato e candidata, os jornalistas gaúchos, representados pelas duas entidades, reivindicam a garantia e o compromisso de cada disputante de, no exercício do mandato, assegurar uma Comunicação Pública e Democrática, que seja transparente e inclusiva. “Desejamos que os municípios gaúchos se comprometam com a nossa categoria na busca por uma comunicação ampla e plural”, destaca Vera Daisy, presidenta do Sindjors.

 

Dentre os principais pontos de pauta, estão: a criação de Conselhos Municipais da Comunicação (CMC) com caráter paritário, com representantes eleitos e estrutura de funcionamento para discutir e acompanhar a execução das políticas públicas de comunicação; que sejam, também, realizados Concursos Públicos para Técnico em Comunicação Social, cargo Jornalista, em seus municípios, para o exercício profissional nas Assessorias de Imprensa das prefeituras e, igualmente, nas secretarias municipais. É importante relembrar a necessidade de que as prefeituras exijam diploma de Curso Superior em Jornalismo, dos futuros contratados. Esta é uma luta que mobiliza a categoria desde o ano de 2009. Faz parte da carta-compromisso, também, a democratização do uso da Internet, com acesso qualificado à rede, em todas as escolas públicas de ensino municipal, em bibliotecas e, em especial, nos espaços públicos comunitários. Jornais de bairros, segmentados, rádios e TVs comunitárias, ou seja, a mídia alternativa, que valoriza as comunidades, também é lembrada no documento.

 

O Sindjors abre-se ao diálogo para a construção de uma relação de respeito entre os Executivos municipais e os jornalistas gaúchos. “Vivemos um momento onde a cooperação urge e se faz necessário o compartilhamento de responsabilidades para o fortalecimento da democracia”, completa Vera Daisy.

 

Fonte: Carla Seabra/Imprensa Sindjors