A 2ª edição do Prêmio Sintergs de Jornalismo prioriza os trabalhos relacionados às áreas de atuação dos trabalhadores representados pelo sindicato. O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), em conjunto com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arforc-RS), chancela a iniciativa e participa da comissão julgadora dessa importante premiação.

 

Mesmo que os servidores estejam em praticamente todas as secretarias do Estado, algumas áreas concentram maior número de especialistas em saúde e analistas de políticas públicas vinculados ao Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs). É o caso das secretarias da Saúde, Agricultura, Obras Públicas, Cultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Planejamento, Governança e Gestão.

 

Os servidores que pertencem à base do sindicato são responsáveis por planejar, fiscalizar e executar as políticas públicas do Estado, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do Rio Grande do Sul. São estes trabalhadores que asseguram os direitos e os serviços básicos para a população. “O Sintergs, como entidade representativa dos servidores de nível superior do Poder Executivo Estadual, se orgulha em realizar este prêmio que ajuda a fomentar o jornalismo de qualidade e engajado com a cidadania”, afirma Valdir Bandeira Fiorentin, diretor de Comunicação do sindicato.

 

Jornalistas, fotógrafos e estudantes de Comunicação devem ficar atentos ao edital ao fazerem sua inscrição. Os critérios do concurso são: a adequação ao tema proposto pelo regulamento do concurso, ou seja, trabalhos sobre o serviço e servidores públicos estaduais de áreas de atuação representadas pelo Sintergs; a abordagem e a contribuição para a valorização dos serviços públicos e dos servidores estaduais; o ineditismo da reportagem ou da fotografia; a qualidade técnica e a precisão das informações.

 

Exemplos de instituições e áreas com profissionais vinculados ao Sintergs:

Saúde — fiscalização de alimentos e outros pela Vigilância Sanitária Estadual, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs), Hemocentro, Lacen, Farmácia e outros.

 

Agricultura — fiscalização e inspeção agropecuária nas áreas animal e vegetal (agrotóxicos e frigoríficos, por exemplo), IPVDF, Laren e outros.

 

Cultura — Casa de Cultura, Biblioteca Pública, Arquivo Público e outros.

 

Meio Ambiente — Fepam; fiscalização ambiental, gestão da fauna silvestre, de recursos hídricos e de Unidades de Conservação; fiscalização de fauna e flora nativa; projetos nas áreas de flora nativa e de infraestrutura; manutenção de coleções científicas e pesquisas na área ambiental, entre outros.

 

Obras Públicas — desenvolvimento de projetos e fiscalização de obras públicas, como escolas, museus, barragens, delegacias e penitenciárias; Planos de Prevenção Contra Incêndio de prédios públicos, além de projetos e fiscalização de reformas do patrimônio edificado estadual, entre outros.

 

As reportagens inscritas devem ter sido publicadas no período de 1º/4/2022 a 16/10/2023. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 1º/9 a 16/10 de 2023 por meio de formulário que será disponibilizado futuramente. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: imprensa@sintergs.com.br

 

Quer saber mais? Consulte o edital AQUI.