O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza Plenária Estadual no próximo dia 1º de fevereiro, às 19h, no auditório do CPERS Sindicato, em Porto Alegre. A reunião será híbrida. O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) é uma das entidades representativas que faz parte do FNDC.

 

O objetivo é debater as teses e escolher os delegados do Rio Grande do Sul para a 24ª Plenária Nacional do FNDC, que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de março, em formato presencial, com transmissão online, na cidade de São Paulo, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

 

No encontro nacional haverá debates sobre conjuntura, balanço, estratégia, plano de ação e eleição da próxima Coordenação Executiva do FNDC, bem como a composição do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

 

“Vivemos uma nova conjuntura no Brasil com a posse do presidente Lula (PT), eleito com o compromisso de reconstruir o país e fortalecer a democracia, o que nos possibilita sair da resistência e caminhar rumo à conquista de avanços na luta para democratizar a comunicação”, afirma o secretário de Comunicação da CUT-RS e integrante do Comitê Gaúcho do FNDC, Ademir Wiederkehr.

 

Entidades devem estar em dia com as suas contribuições

Para participar da Plenária Estadual, as entidades filiadas devem providenciar até o dia 31 de janeiro a sua regularização financeira e cadastral. As entidades devem acessar o Sistema de Filiados por meio do site sistema.fndc.org.br. Também é a mesma data limite para novas filiações.

 

As entidades filiadas poderão negociar junto à Secretaria do FNDC a revisão dos valores devidos como forma de facilitar a regularização financeira. Para tanto, as entidades devem acessar diretamente a sua conta de filiado (sistema.fndc.org.br) ou entrando em contato com o FNDC por e-mail (secretaria@fndc.org.br) ou por telefone (61) 98121-1480 (falar com Pedro Vilela, secretário-executivo).

 

Conforme os critérios do FNDC, cada comitê regional terá direito a 1 delegado ou delegada para cada 5 entidades regionais associadas presentes na Plenária Estadual.

 

Acesse aqui a convocatória e o regulamento da 24ª Plenária Nacional

 

Fonte: CUT-RS com FNDC