Cada vez mais observamos o impacto, no dia a dia, da força de trabalho mundial de temas como: estresse, síndrome de Burnout, depressão e ansiedade. A pandemia do COVID somente veio agravar a questão da saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras e da sociedade, de uma maneira geral

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), no Informe Mundial de Saúde Mental, publicado em junho de 2022, alerta para a necessidade de que governos, acadêmicos, profissionais de saúde, sociedade civil e demais atores, de um modo geral, intensifiquem compromissos para mudar atitudes, ações e abordagem sobre a saúde mental. Para a OMS é importante reorganizar os entornos que influenciam a saúde mental, incluindo lares, comunidades, escolas, locais de trabalho, serviços de saúde entre outros.

 

“JANEIRO BRANCO 2023, A VIDA PEDE EQUILIBRO” é o tema da campanha criada por um grupo de psicólogos e profissionais da saúde da região de Uberlândia, Minas Gerais, criada em 2014. Esta iniciativa preocupa-se em chamar a atenção sobre o tema da saúde mental das organizações e pessoas, tendo, por objetivo primordial, promover a visibilidade e pautar o desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema. A escolha de janeiro para promover diferentes tipos de atividades com profissionais dos mais diversos setores de atuação do país está vinculada à simbologia que o mês traz. Normalmente, ao finalizar dezembro e iniciar janeiro realizamos um balanço, em nossas vidas pessoais e profissionais, somos mais reflexivos a respeito de temas que, nos demais meses, muitas vezes não analisamos.

 

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS pretende ampliar a realização de diferentes atividades de combate ao estresse, ansiedade e Burnout, bem como intensificar diferentes ações e programas que possam garantir, por meio de diferentes instrumentos e ferramentas, mais bem estar e melhorar a qualidade de vida dos profissionais de comunicação, tanto do interior como da capital, em seus ambientes de trabalho.

 

Dentro desta linha de atuação do Sindicato e buscando acompanhar a campanha JANEIRO BRANCO, disponibilizamos a entrevista do Coordenador de Promoção do Trabalho Decente da OIT, José Ribeiro, que aborda diferentes temas relacionados à saúde mental e ao mundo do trabalho.

 

 

 

 

Texto: Mônica Cabanas/Diretoria SindJoRS