O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) estará aproveitando o evento de segunda-feira, dia 21, às 18h45, na Unisinos, sobre “Fake News, eleições e democracia”, para apresentar ao público a cartilha Desinformação: ameaça ao direito à comunicação. Alguns exemplares serão distribuídos gratuitamente aos participantes.

 

Elaborada pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, o documento pretende ampliar o debate sobre o direito à comunicação, fundamental para um jornalismo ético e de credibilidade.

 

A expressão fake news/desinformação se popularizou mundialmente e se tornou comum nas conversas cotidianas, em casa, no trabalho, no bar, na escola e etc. Entretanto, essas duas palavras lidam mal com a complexidade de um problema maior que o simples julgamento sobre a veracidade ou a falsidade de um conteúdo.

 

Sabendo disso, o Intervozes e o FNDC têm acompanhado a questão em uma perspectiva de defesa do direito à comunicação, oportunizando debates sobre o que considera ser a chave da questão: a desinformação. Tendo isso em vista, a publicação retoma as origens da desinformação, discute os impactos na política e para a liberdade de expressão na atualidade e aponta caminhos para confrontar o problema.

 

A cartilha está disponível para download gratuito AQUI.

 

Confira aqui sobre o evento na Unisinos:

FNDC promove painel “Fake News, Eleições e Democracia” em São Leopoldo

Palestrantes do painel do FNDC falam sobre fake news, eleições e democracia

 

Fonte: Imprensa/Sindjors