A jornalista Márcia Fernanda Peçanha Martins lança, na 65ª Feira do Livro, em Porto Alegre, no dia 9 de novembro, às 17h30min, no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, em conjunto com outros poetas de todo o País, a obra “Antologia Poemas à Flor da Pele”. No livro, Márcia Fernanda, que já participou de outras edições da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele, apresenta dois poemas intitulados “A noite dos meus fantasmas” e “Receita de Cura”. A antologia, que pode ser encontrada na banca da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes (AGEI), localizada em frente ao Bistrô, na Praça da Alfândega, é vendida ao preço de R$ 30,00.

 

 

No livro, que mescla poemas, contos e crônicas, Márcia Fernanda, que como poeta assina Marcinha, expõe suas emoções, medos, planos e desnuda sua alma. “Escrevo desde a adolescência. Mas fiquei um tempo, por inúmeros motivos, afastada da escrita. Até que em 2004, após publicar no site www.coletiva.net uma crônica sobre a morte de meu irmão Dedé, ocorrida um ano antes, percebi que escrever sem o rigor e objetividade do jornalismo, me fazia feliz e completa”, diz.  A partir daí, passou a escrever com assiduidade na comunidade do Orkut Poemas à Flor da Pele, transformada depois na Associação Cultural, e desde 2006, é colunista semanal do site coletiva.

 

A antologia é a 23ª da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele, que tradicionalmente marca presença na Feira do Livro, e já participou também da Bienal de São Paulo. O livro, que é assinado pela Editor Somar, tem 107 páginas de poesias e 32 de contos e crônicas. Desde a sua criação, em 2006, a Poemas à Flor da Pele, promove eventos, realiza concursos, apoia a edição de livros, organiza saraus e encontros literários. “Ela existe com o objetivo maior de incentivar a escrita nas suas mais diversas formas e congregar autores de vários locais”, destaca Márcia Fernanda, que é vice-presidenta da Associação.

 

Márcia Fernanda, que é também diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado (Sindjors) e presidenta eleita do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA), tem participações nas demais antologias da Associação: 13 de poesias, incluindo o lançamento do dia 9 (alguns, como esse misturando crônicas e contos), 5 obras exclusivas de crônicas, contos e historietas e 5 livros infanto-juvenis.

 

Fonte: Imprensa/Sindjors