Diante de toda a violência que nossa categoria vem sofrendo, da tentativa de tirar nossos direitos, conquistados com muita luta, dos baixos salários, da falta de respeito e de combate às notícias falsas, ainda assim nós podemos celebrar esse Dia do e da Jornalista (07/04), dia de quem defende a verdade, a informação, o jornalismo de qualidade

 

É digno de celebração termos mantido muitos dos direitos que adquirimos ao longo da nossa história, com a força dos sindicatos e centrais de trabalhadores; é digno de celebração o enfrentamento, a cada data-base, da força dos patrões, forçando-nos a uma brava luta para, no mínimo, repor as perdas dos últimos 12 meses. Também é motivo de comemoração e orgulho o nosso combate ao jornalismo precário, à imprensa falsa que dissemina as “fake news”, ao desrespeito que se instituiu à categoria, com o governo que ora administra o país e à defesa da exigência do nosso diploma. Somos aguerridos e justos, e desejamos que, a cada dia, diante do cenário de dificuldades, nossos colegas venham se juntar a nós. Sindicatos fortes têm maior poder de pressão para conquistas de grande relevância.

 

Por isso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors programou, para o Dia do e da Jornalista, uma série de encontros de suma importância para a categoria. Hoje à tarde, a partir das 14h, ocorre mais uma reunião preparatória da Assembleia de Aprovação de Pauta das reivindicações da Convenção Coletiva 2022/2023. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3uIK8GC. O ciclo de encontros iniciou ontem (06/04), às 19h, com a participação de diversos colegas, destacando-se a presença de jornalistas do interior do Estado, especialmente Canguçu e Passo Fundo. A apresentação dos principais pontos novos a serem introduzidos, na pauta, além dos percentuais de reajuste, será discutida, também, nas reuniões preparatórias de hoje e desta sexta-feira (08/04), às 10h. A ASSEMBLEIA DE APROVAÇÃO DE PAUTA será no dia 11 de abril, segunda-feira, às 19h30min.

 

Nosso foco, deste ano, é IMPRENSA DE VERDADE VALORIZA O JORNALISTA!

 

 

FENAJ

A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ – está com uma campanha nas redes sociais, destacando a importância do trabalho dos operários e operários da notícia, que estão sempre presentes diante dos fatos, trazendo a informação de verdade, combatendo a desinformação e escrevendo a história.

 

Lives, atos públicos, homenagens e festas estão na agenda programada pelos demais Sindicatos filiados à FENAJ para marcar a passagem do dia dedicado aos e às jornalistas do Brasil.

 

Confira a programação nos Estados:

 

Acre: café da manhã oferecido pelo Governo do Acre e Secretaria de Comunicação, no Memorial dos Autonomistas.

 

Amazonas: lançamento oficial do projeto do Selo de Jornalismo Profissional, em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil – seção Amazonas; a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); a Arquidiocese Metropolitana de Manaus e a Comissão de Ética da entidade, no salão Solimões, anexo do Palácio Rio Negro. A proposta do Selo de Jornalismo Profissional é o de se estabelecer como uma ferramenta de combate a fake news e à desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e jornalistas profissionais na produção de notícias, em bases éticas, com qualidade e de interesse público.

 

Bahia: debate “A Precarização do Mercado de Trabalho Jornalístico”. A atividade terá como palestrantes o Diretor da FENAJ e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Paulo Zocchi e pelo jornalista e analista do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Marcos Verlaine. Além de marcar o Dia do Jornalista, essa primeira atividade pretende abrir o debate sobre a banalização da nossa profissão, manifestada em várias facetas negativas: baixa remuneração, contratos de trabalho precários, desrespeito à jornada de 5 horas diárias, contratações irregulares, entre outros problemas enfrentados pela categoria. O debate será transmitido pelo canal do Youtube do Sinjorba.

 

Ceará: Ato em Defesa da Liberdade de Imprensa, dos profissionais da Comunicação e da Democracia, no auditório da ACI. No evento, as entidades buscarão tratar do balanço de casos de violência registrados contra jornalistas, radialistas e profissionais da comunicação.

 

Distrito Federal: live com dois profissionais que, por perspectivas distintas, conhecem os dilemas e desafios da cobertura em tempos de guerra e de ameaças à democracia, com o tema “Jornalismo em tempo de guerra e ameaças à democracia”. Os convidados são Jamil Chade correspondente na Suíça desde o ano 2000, e Luciane Agnez, professora de Jornalismo no IESB e na UnB, autora do livro “Correspondente internacional: uma carreira em transição”. Transmissão pelas redes do SJPDF (Facebook, Youtube e Twitter).

 

Goiás: lançamento da campanha salarial com outdoors espalhados pela cidade de Goiânia.

 

Minas Gerais: os jornalistas e pesquisadores de música Thiago Pereira e Bruna Vilela vão fazer um passeio por brasilidades dos anos 60 até os anos 00, passando por clássicos gringos do soul, funk, disco, pop e rock de todas as épocas, na Casa Matriz.

 

Pará: live com o tema “Jornalismo e os novos desafios da profissão: empreendedorismo, luta e resistência, a partir das 19h30, na Fanpage da DRTap.

 

São Paulo: No próximo sábado, dia 9 de abril, às 11h, o presidente do SJSP, Thiago Tanji, representa a entidade em ato comemorativo ao Dia do Jornalista, na Praça Memorial Vladimir Herzog, atrás da Câmara Municipal. Além de homenagear Elifas Andreato, falecido em 29 de março, haverá a entrega do troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança. Em 2022, o troféu será destinado a Julian Assange, jornalista e fundador da Wikileaks, e ao Consórcio de Veículos de Imprensa. Uma cerimônia, ainda, inaugura 11 placas com o nome dos 1006 jornalistas que assinaram o manifesto “Em nome da Verdade”, de 1975. O documento questionava as circunstâncias da morte do jornalista Vladimir Herzog.

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria Sindjors com Fenaj