O encontro, nesta quarta-feira (08/03), promovido por insistência do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, representado pelo seu presidente Ricardo Malheiros, após alguns conflitos de agendas, contou com o apoio do presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc/RS), Rodrigo Ziebell, e da presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), Laura Santos Rocha. Na pauta deste importante momento de diálogo com a Secretária de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (SECOM/RS), Tânia Moreira, assuntos de interesse destas categorias profissionais, envolvidas diretamente no trabalho de imprensa. A advogada Danielle Ramos Garcia, do escritório jurídico Castro Osorio Pedrassani Advogados Associados, também acompanhou a reunião.

 

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, foi entregue para a Secretária o gibi “Mexeu com uma, mexeu com todas”, que retrata as principais lutas enfrentadas pelas mulheres no mundo do trabalho, como violência de gênero, desigualdade salarial, racismo e empoderamento, dentre outros. Com quatro páginas, o novo gibi já está sendo distribuído pelas entidades e movimentos sociais para trabalhadoras e trabalhadores, além de divulgação nas redes sociais e disponível para parcerias com sindicatos de outros estados, podendo ser acessado no site da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS). Também foram apresentados os dados do Relatório de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, ano 2022, elaborado pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), para que se promova um amplo debate entre Sindicatos, Associações e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, para deliberar sobre a proteção das e dos colegas jornalistas, radialistas e fotojornalistas e a forma como a Brigada Militar pode auxiliar nestes momentos de conflito. Foi discutido, também, como a polícia pode resolver a questão da abordagem aos colegas no exercício profissional.

 

Um dos pontos de pauta prioritários para os Sindicatos representados, na reunião, é, sem dúvida, sobre as e os trabalhadores da comunicação da TVE e da FM Cultura e o constante temor destes profissionais com as possíveis demissões nos dois veículos. A Secretária Tânia Moreira ponderou que o Governo do Estado não pretende extinguir as emissoras e que, inclusive, está reforçando investimentos financeiros para viabilizar o funcionamento de ambas, lembrando que existe acordo firmado com os Sindicatos de Radialistas e de Jornalistas, diante do Tribunal Regional do Trabalho, que impede qualquer demissão antes do trânsito em julgado das ações. Além disto, profissionais que estavam cedidos estão retornando aos seus locais de trabalho e a intenção é garantir uma grade de programação, nestas emissoras públicas, com qualidade para a população. Um exemplo citado foi a excelente cobertura do Carnaval de Porto Alegre, neste ano. A Arfoc e os Sindicatos de Radialistas e de Jornalistas estão unidos pelas e pelos trabalhadores da comunicação e não aceitarão interferências que gerem prejuízos aos profissionais. Continuamos acreditando na importância de uma emissora pública com qualidade e conteúdo. E , para isto, reforçamos a necessidade de investimento em profissionais capacitados e em equipamentos necessários. Arfoc, Radialistas e SindJoRS continuarão, como estão desde o início da discussão sobre a extinção da Fundação Piratini, acompanhando a situação de jornalistas, radialistas e fotojornalistas da TVE e da FM Cultura.

 

Durante a reunião, reforçou-se que a presença de cada categoria, em sua respectiva entidade, é de fundamental importância para que se obtenham as conquistas necessárias. Sindicato forte é aquele que tem a representatividade de suas e seus filiadas(os). Neste aspecto, muitos e muitas radialistas e jornalistas ainda não se conscientizaram da relevância de suas entidades de classe. Filiar-se e manter as mensalidades em dia é fundamental para fortalecer as categorias, uma vez que, para cada reivindicação feita por nós, são necessários profissionais das áreas do Direito, da Economia, da Contabilidade, empresas, funcionários, taxas e outros compromissos que respaldam cada ação. Precisamos de coletivos fortes, com participação atuante da categoria. Por fim, viabilizamos, com a secretária Tânia, a abertura de canais que permitam o retorno dos colegas aos seus respectivos Sindicatos, usufruindo todos os benefícios oferecidos pelas entidades sindicais, como convênios, espaços, ações coletivas, e outros.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

 

Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul
Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS)
Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc/RS)