A diretora do SindJoRS, Kátia Marko foi eleita delegada, em Plenária Estadual, com representantes de entidades filiadas, no Rio Grande do Sul, ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Os delegados e delegadas debateram teses e vão participar da 24ª Plenária Nacional do FNDC, que acontece de 3 a 5 de março, em São Paulo.  Kátia Marko, diretora geral do SindJoRS; Ademir Wiederkehr, secretário de Comunicação da CUT; e Leonardo Preto Echevarria, diretor do CPERS, integraram a mesa dos trabalhos.

 

O encontro, promovido pelo Comitê Gaúcho do FNDC, foi realizado de forma virtual e presencial, no início da noite de quarta-feira (1º), no auditório do CPERS Sindicato, no centro de Porto Alegre. A atividade ocorreu uma semana após a roda de diálogo no Fórum Social Mundial sob o tema “Sem comunicação democrática não existe democracia de verdade”.

A mesa dos trabalhos foi integrada pela diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Katia Marko, pelo secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, e pelo diretor do CPERS, Leonardo Preto Echevarria.

Katia fez uma retrospectiva do FNDC, que nasceu no início da década de 1990, em Porto Alegre, sob a liderança do jornalista Daniel Hertz, com a visão de que a democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação.

“O Rio Grande do Sul sempre foi muito atuante no Fórum. Antes da pandemia, estávamos como o Comitê Gaúcho ativo e promovemos importantes encontros para debater a comunicação. Temos muita história, lutas importantes e precisamos retomar com força o nosso comitê. Fizemos uma ótima mobilização e alcançamos 43 entidades filiadas, com a participação de 20 na Plenária. Agora é estabelecer um bom plano de ação para este ano”, destacou.

 

Mobilização permanente

Os debates foram abertos pelo secretário financeiro do FNDC e secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil, Admirson Medeiros Ferro Jr., o Greg. Ele fez uma apresentação das três teses da Executiva Nacional, que tratam da conjuntura, do balanço da gestão 2020-2022 e do plano de ação do FNDC.

Greg salientou que “a mudança de governo com a posse do presidente Lula é uma grande vitória do povo brasileiro, mas a disputa entre projetos opostos que se uniram para derrotar Bolsonaro exige mobilização permanente da classe trabalhadora”.

Ademir complementou a apresentação, destacando os principais pontos de cada uma das teses, que podem ser acessados nos links abaixo:

 

Tese-guia de Análise de Conjuntura: https://tinyurl.com/sup2f4jk

Tese-guia do Balanço de Gestão 2020/2022: https://tinyurl.com/bafnxp9y

Tese-guia do Plano de Ação do FNDC: https://tinyurl.com/mr3xrmnx

 

Vários participantes da Plenária Estadual se manifestaram, propondo emendas nas teses, mas que não puderam ser aprofundadas. Ficou agendada uma nova plenária virtual e presencial para o próximo dia 15, às 15h, no auditório do CPERS Sindicato. Até o dia 13, as emendas devem ser encaminhadas por escrito.

A eleição dos delegados e delegados foi efetuada por consenso. De acordo com o número de entidades filiadas em dia com as suas contribuições e presentes na Plenária Estadual, foram eleitos quatro titulares e quatro suplentes.

Ao final, a jornalista Eliane Silveira, do Núcleo Daniel Herz, propôs uma homenagem ao integrante do Comitê Gaúcho do FNDC e diretor executivo da CUT Brasil, Cláudio Augustin, que está se recuperando da covid-19 após vários meses de internação hospitalar. Augustin sempre foi um grande defensor da luta pela democratização da comunicação e um ativo militante do FNDC.

Para Ademir, “a retomada dos debates do FNDC no estado é muito importante e fortalece a luta para democratizar a comunicação neste momento histórico em que saímos da resistência e entramos num novo ciclo para conquistar avanços, na defesa da liberdade de expressão, no combate às fake news e à desinformação, na regulação das plataformas digitais, por uma mídia plural e democrática”.

 

Confira quem são os delegados e as delegadas do RS

 

Titulares:
1) Leonardo Preto – Cpers Sindicato
2) Ademir Wiederkehr – CUT-RS
3) Katia Marko – Sindjors (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS / NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação)
4) Diones Biagini – Movimento Nacional de Rádios Comunitárias

 

Suplentes
1) Crislaine Carneiro – Sintratel
2) João Batista Xavier da Silva – Federação Democrática dos Sapateiros do RS
3) Eliane Silveira – Núcleo Daniel Herz
4) Fábio Castro – Ugeirm Sindicato

 

Texto: Kátia Marko e Ademir Wiederkehr (também publicado em https://tinyurl.com/yx3pnnbn)

Foto: Carolina Lima / CUT-RS