Atento às dificuldades produzidas pela pandemia do novo coronavírus, ao longo de 2020, com redução de jornadas e salários, demissões e afastamentos de jornalistas do trabalho, além da falta de vagas no mercado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors decidiu não fazer, neste ano, a cobrança da contribuição sindical, valor pago pelo empregado, uma vez por ano, ao sindicato da categoria ao qual pertence, correspondendo à remuneração de um dia normal de trabalho.

 

A contribuição sindical está presente na Convenção Coletiva, mas, desde a reforma trabalhista, mudou a forma como é cobrada, uma vez que, antes da nova legislação, todos os empregados e empregadas eram obrigados a pagar. Com as mudanças, a contribuição passou a ser opcional. Isso significa que, para ser descontada em folha de pagamento, o ou a jornalista deve autorizar a empresa em que trabalha a fazer o desconto. Os valores são repassados a cada sindicato.

 

Todos os anos, no mês de fevereiro, o Sindjors chama assembleia para definir, com a categoria, se aprova ou não o pagamento da contribuição sindical, que reverte na manutenção da entidade, pagamento de compromissos, funcionários, assessorias jurídica e contábil, institutos – especialmente na época da convenção coletiva, luz, condomínio e outros custos mensais do Sindjors.

 

Neste ano, em especial, depois de muitos encontros virtuais, de tantas escutas dos e das jornalistas e sabedores da situação, tivemos a percepção da angústia de grande parte dos colegas, que estão com dificuldades para seguir com os compromissos do cotidiano. É nessa hora que o sindicato também precisa compreender e ter empatia – uma palavra tão na moda, mas que precisa ser praticada.

 

Por esta razão, convidamos a quem puder, fazer uma contribuição voluntária, de qualquer valor, utilizando as contas abaixo registradas, para que o Sindjors continue lutando pelos direitos de todos e todas jornalistas. Em primeiro de junho, temos nossa data-base e, desde já, trabalhamos para construir uma proposta que nos seja favorável e que será apresentada em assembleia futura, exclusivamente para este fim. Prepare suas ideias, suas reivindicações para nos apresentar. Um sindicato forte tem mais poder de luta. Se ainda não é filiado, filie-se.

 

CONTRIBUIÇÕES – DADOS PARA DEPÓSITO EM CONTA SINDJORS:

As contribuições podem ser feitas com depósito bancário, em uma das contas correntes do Sindjors (CNPJ – 92.955.202/0001-05), e também pela modalidade eletrônica PIX:

 

Banrisul – 041
Ag 0062
C/C 2002691404
PIX: 92955202000105

 

Caixa Econômica Federal – 104
Ag 0428
C/C 00150176-5
Operação 003
PIX: secretaria@jornalistasrs.org

 

CNPJ 92.955.202/0001-05
Importante enviar comprovante para secretaria@jornalistasrs.org

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria Sindjors