O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) entregou ao ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), documento solicitando audiência para tratar de temas relacionados a jornalistas e à comunicação pública no estado, em especial em relação à situação da TVE e da FM Cultura. A entrega foi feita pela presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha, pela 1ª vice-presidenta, Carla Seabra, o 2º vice-presidente, Pedro Dreher, e a diretora Katia Marko. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 15, logo após o anúncio das ações e investimentos do Governo Federal para o Rio Grande do Sul, realizado na Federação da Indústria e Comércio do Rio Grande do Sul (Fiergs), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Conforme a presidenta do SindJoRS, há urgente necessidade de uma solução política que garanta os empregos de funcionários da TVE/RS e da Rádio FM Cultura. “Essa audiência será de extrema relevância para encontrarmos, aqui no nosso estado, uma solução política para a situação da única emissora pública existente e uma definição para o futuro das trabalhadoras e dos trabalhadores jornalistas da extinta Fundação Piratini, que continuam exercendo seu ofício com competência, mesmo com o desmonte da comunicação pública, e estão na iminência de perderem seus empregos. Também será o momento oportuno para encontrar soluções para manter a atuação de nossa entidade que completará 82 anos em setembro”, afirmou Laura.
O ministro Pimenta, que ocupa o posto mais importante dentro da estrutura de comunicação do Governo Federal brasileiro, é membro integrante do SindJoRS, desde 21 de junho de 1995, e até o momento tem sido parceiro na luta por uma comunicação democrática, ética e livre, sendo, inclusive, o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, que restabelece a exigência de diploma de curso superior de jornalismo, tema de luta e trabalho da atual diretoria do Sindicato. Por isso mesmo, e lembrando que no dia 7 de abril se comemora o dia das e dos jornalistas, a entidade espera que o ministro não apenas receba seus representantes como ajude a encontrar soluções para as demandas apresentadas.
Além da pauta da televisão e rádio públicas, o SindJoRS também apresentou outras demandas e ações da entidade, em relação às negociações com sindicatos patronais, que incluem assuntos inovadores, como direito da mulher, saúde mental e qualidade de vida.
Texto: Letícia Castro e Mônica Cabañas | Revisão: Carla Seabra / Diretoria SindJoRS | Fotografia: Delamar Jobim