A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RS (SINDJORS) manifesta profundo pesar pelo falecimento da colega Vera Cardozo, de 64 anos, vitimada por uma parada cardíaca na madrugada desta sexta-feira, dia 2 de agosto. “Foi uma jornalista de muito valor, que aliava a competência profissional com elevado comprometimento coletivo com sua categoria e as causas da população negra”, disse a presidenta do Sindicato Vera Daisy Barcellos. “Perdemos uma mulher guerreira. Estamos tristes com o vazio que fica e solidários com a sua família e amigos.”

 

Vera Cardozo teve uma expressiva participação no Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, colaborando numa significativa tese apresentada no congresso nacional da categoria, em 1997, da Federação Nacional de Jornalismo (FENAJ) que resultou na criação da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira). Vera Daisy lembra, ainda, que ela trabalhou na RBS TV e que atuou por último na Fundação Cultural Piratini/ TVE atuação merecedora da premiação Zumbi dos Palmares, em 2014, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ainda na Fundação, Vera Cardozo idealizou o programa Nação e com Revolta da Chibata recebeu, em 2015, a menção honrosa na categoria documentário de TV do Prêmio  Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Dezenas de colegas manifestaram-se, nas redes sociais, lembrando a personalidade alegre e parceira de Vera Cardozo, mãe de Gabriela, Lígia e Manoela. A elas e demais familiares nosso gesto de solidariedade.

 

O velório será das 10h às 14h deste sábado, no Parque São Vicente, em Canoas, onde também acontecerá o enterro. O endereço é Avenida Santos Ferreira, número 3721 – Centro.

 

Fonte: SINDJORS