Com a assinatura e registro da Convenção Coletiva de Trabalho 2021-2022 no Ministério da Economia, no dia 23 de julho último, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors alerta os e as jornalistas que atuam nas redações da capital e do interior que nos próximos dias será aberto o período de candidatura às eleições para delegados/as sindicais.

 

Para se candidatar, o/a profissional deve ser sindicalizado/a e estar em dia com as mensalidades. Esta pauta integra o item da Convenção relativa à liberação de empregados para atividades sindicais, em sua cláusula trigésima nona que pontua as normativas para a escolha do/a Delegado/a Sindical nos veículos, com regramento que pode ser conferido no texto abaixo:

 

CLÁUSULA TRIGÉSIMA NONA – DELEGADO SINDICAL
39. É assegurada estabilidade no emprego, pelo prazo de vigência do presente acordo, para 1 (um) Delegado por Empresa com sede na capital do Estado. Naquelas empresas ou em grupo empresarial que possuam mais de um veículo de comunicação, desde que esse veículo, no período de vigência do acordo, possua ou venha a completar ou ultrapassar o número de 10 (dez) profissionais jornalistas, a estabilidade se dará para 1 (um) Delegado por veículo, também eleito pelo mesmo período. Nas empresas com sede no interior do Estado é assegurada estabilidade no emprego, pelo prazo de vigência do presente acordo, para um Delegado eleito quando houver 10 (dez) ou mais jornalistas no veículo. Os atuais delegados terão seus mandatos prorrogados por mais 120 (cento e vinte) dias após a data de homologação do presente acordo, a fim de que seja possibilitada a eleição dos delegados, objetos da presente cláusula.

 

Para a presidenta Vera Daisy Barcellos, a escolha desta representação sindical “é de suma importância” para o fortalecimento do Sindjors junto a sua base. E isto pode ser verificado ao longo da pandemia Covid-19 quando várias demandas existentes nas redações foram apresentadas à direção do Sindicato resultando em soluções ágeis e imediatas. “Ampliar nossa base, principalmente no Interior, é um dos pontos básicos do planejamento de gestão desta diretoria”, acentua a presidenta.

 

Texto: Vera Daisy Barcellos Costa/Presidenta Sindjors